Projeto Escola do Futuro promove terceiro festival no Morro do Papagaio
Aconteceu, neste último sábado (20), mais um Festival do projeto Escola do Futuro do Instituto Galo. O evento ocorreu no Morro do Papagaio, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, sendo o terceiro festival do programa, onde crianças e adolescentes, com idades entre 7 e 18 anos, tiveram a oportunidade de se divertir com muito futebol e interações entre os menores.
Luísa Aguiar, coordenadora de projetos do Instituto Galo, contou sobre o papel transformador que o projeto tem na vida das crianças do Morro do Papagaio.
“Nesses quase dois anos da Escola do Futuro a gente vê a transformação nas crianças, nas famílias, nos adolescentes. Tem, realmente, uma importância enorme para a comunidade. É um projeto que é muito reconhecido pelas pessoas, então é um momento muito especial”, declara.
Já Valentina Beatriz, de oito anos, comentou sobre suas experiências sendo beneficiário da Escola do Futuro. Para Valentina, futebol é coisa séria e através do programa ela pôde aproveitar e aprimorar suas habilidades no esporte.
“Eu acho muito legal porque futebol não é uma brincadeira, não é uma luta. É um esporte muito bom para se exercitar”, diz.
Évora Maria, amiga de Valentina, por sua vez, chamou a atenção para as oficinas e para os professores, que marcam a vida de centenas de alunos e de moradores no Morro do Papagaio.
“Eu gosto do futebol, gosto das oficinas e também adoro os professores”, revela a menor, que completa dizendo que, através do programa, pôde fazer novos amigos e viu que o lugar das mulheres é também dentro de quadras e campos jogando futebol.
“Eu fiz muitos amigos, porque antes de entrar no projeto, eu tinha apenas amigas meninas. Só que quando eu entrei no projeto, vi que não eram só os meninos que podiam jogar bola e as meninas também podiam, então, em seguida, fiz muitas amizades com os meninos”.
Viviane Silva da Cruz, mãe do aluno Dhavid Lucas, relatou que seu filho era um antes de entrar no Escola do Futuro, e se tornou outro muito mais desenvolvido em aspectos como autoestima e desenvoltura depois de suas experiências e interações dentro do programa.
“Para mim, foi uma evolução muito grande, porque meu filho era uma criança que não desenvolvia tanto assim, não interagia tanto com outras crianças, ele era muito receoso e assim, o projeto foi muito bom, porque ele disse desenvolveu muito isso, a autoestima, a desenvoltura, até mesmo motora também”, revela a mãe feliz pela evolução do seu filho.
Wendel Tarlley, pai do aluno Andrew Tarlley, divide do mesmo sentimento da mãe de Dhavid, uma vez que seu filho também começou a socializar mais e como ele diz “se soltou”.
“A importância do projeto para mim e pro Andrew é porque ele começou a socializar, ele aprendeu, ele se soltou. E nesses 2 anos de projeto, dava para ver que ele era um pouco mais tímido, mas hoje ele tem muitos mais amigos, ele tá muito viciado em esporte, ele gosta muito de futebol”, conta o pai orgulhoso.
Para além do esporte, Wendel conta que o projeto agregou também para o convívio social do filho e para o aprendizado em outras searas, como nas atividades que acontecem na terça-feira.
“É muito legal que na terça tem várias atividades diferentes. Eles chegam em casa sempre contando que o dia foi divertido, que ele estudou sobre cores, ele aprende sobre etnias também”, explica Wendel.
O projeto Escola do Futuro consolidou-se como uma importante ferramenta de transformação social. Com o esporte como principal linguagem, a iniciativa promove educação, fortalece vínculos familiares e integra comunidades.
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, Ministério do Esporte e Governo Federal. Patrocínio BTG, CSN, Aços Verdes do Brasil, CBF Industria de Gusa, Veredas Agroindustrial , Lolfatto, MIP, Multilifit, Rima e apoio Centro de Defesa Coletiva e Prefeitura de Belo Horizonte.
Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo