Atenção aos cuidados para ver o Galo na final da Sul-Americana

O Atlético busca mais uma conquista internacional: a final da Sul-Americana contra o Lanús, no próximo dia 22 de novembro, no Estádio Defensores del Chaco, no Paraguai. Será a chance de conquistar um título inédito e ampliar a história gloriosa do Galo no cenário sul-americano. Aqueles que forem ao Paraguai precisam se atentar a alguns detalhes importantes, garantindo uma viagem tranquila e segura.

VACINAÇÃO

É obrigatório estar vacinado contra a febre amarela. O Paraguai exige que o turista tenha recebido a dose com, no mínimo, 10 dias de antecedência. Procure um posto de saúde, vacine-se e guarde o comprovante.

Em seguida, acesse o aplicativo “Meu SUS Digital”, entre com sua conta gov.br e baixe o comprovante na aba “Minhas Vacinas”. O documento serve como prova e deve ser salvo em PDF ou impresso. Depois, emita o Certificado Internacional de Vacinação.

DOCUMENTAÇÃO

Para entrar no Paraguai, apresente o Documento de Identidade (CNI) em bom estado e dentro do prazo de validade de 10 anos. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) não é aceita em outros países. O Passaporte também é válido como documento de entrada.

INGESTÃO DE ÁLCOOL

É proibido entrar em estádios paraguaios sob efeito de álcool. Cuide-se, hidrate-se e evite bebidas alcoólicas. O bem-estar e a segurança vêm em primeiro lugar.

Seguindo todas as orientações, sua viagem será tranquila e segura. Que a energia da Massa e a determinação do time se unam em mais uma jornada histórica rumo à Grande Conquista!

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo entrega meia tonelada de alimentos na Clínica Paulo de Tarso em Belo Horizonte

 

Instituto Galo fecha parceria histórica beneficiando centenas de ex-atletas

Presidente da FAAP se emociona e destaca importância do Atlético no cenário nacional

O Instituto Galo e a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP) assinaram nesta segunda-feira, 27 um documento histórico de proteção, respeito e valorização para ex-atletas.

A FAAP surgiu no ano de 1974 e é a federação que coordena, junto às AGAPs estaduais, a assistência social e educacional ex-atletas, com foco na qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho no pós-carreira. Além disso, a FAAP garante acesso a bolsas que cobrem todos os níveis de ensino e cursos profissionalizantes/técnicos, pagamento das contribuições ao INSS, seguro/assistência odontológica, cartão de benefícios e apoio social. 

Destaca-se, ainda, o importante papel da AGAP de Minas Gerais, responsável pela coordenação dos recursos repassados pela Federação — e que teve papel fundamental na viabilização e assinatura desta parceria. O documento histórico foi assinado pela presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, pelo presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, e pelo presidente da FAAP, Julio Lirio.

Desta forma, todos os ex-atletas que fazem parte do Clube dos Imortais terão acesso aos programas e benefícios. 

O presidente da FAAP, emocionado com o momento, destacou a relevância da iniciativa:

“Eu chego a estar emocionado, é de arrepiar. É o primeiro clube que recebe a FAAP para fazer uma parceria. A gente está lutando por uma causa única, que é o atleta — que muitas vezes é esquecido. O que o Atlético, através do Instituto Galo, está fazendo é de uma enorme relevância para o futebol brasileiro.”

O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, também celebrou a assinatura do acordo:  

“Nós estamos assinando um contrato de parceria com a FAAP e nosso objetivo é único: ajudar os ex-atletas que passam por necessidade. Nós, através do Clube dos Imortais do Instituto Galo, já fazemos esse trabalho. Então, ficamos felizes por sermos o primeiro clube a firmar uma parceria com a FAAP. Unindo forças com a Federação, temos certeza de que conseguiremos fazer muito mais.”

Ele ainda ressaltou:

“Depois de 51 anos de existência, a FAAP firma uma parceria com um clube de futebol — exatamente com o Galo e o Instituto Galo. Ficamos muito felizes em abrir as portas para que outros clubes também sigam esse caminho. Temos muito o que fazer por essas pessoas que são ídolos e que, muitas vezes, passam por momentos difíceis, enfrentando até a falta de necessidades básicas.”

Por fim, estiveram presentes nomes importantes na história da equipe alvinegra, como Paulo Isidoro, Pedrilho, Toninho Pereira, Jorge Valença, Aguilares, Careca, Buião, Heleno e Jorge Valença. A medida marca mais uma ação pioneira do Instituto Galo em território nacional. Por meio desta parceria, o Atlético se torna o primeiro clube a se unir à FAAP.

Agora, os Imortais passam a ser beneficiados com plano de saúde, telemedicina e outros suportes diários, além da inserção a uma extensa rede de atendimentos voltados à valorização humana, capacitação profissional e proteção social. Cenário que passa a ser mais vistoso e alegre para aqueles que um dia defenderam a camisa alvinegra e honraram o Clube Atlético Mineiro.

Maria Alice Coelho – Presidente do Instituto Galo

“Gostaríamos ser ser exemplo aos outros clubes. Essa parceria com a FAAP chega para reforçar laços de suporte a uma classe que carece. Os Imortais são os nossos heróis, e o que pudermos fazer para ajudá-los, vamos fazer. Encontrar benefícios para propiciar uma vida cada vez melhor”

Toninho Pereira – Meio campo do Galo na década de 90

Estamos agora assistidos, com benefícios que servem de total auxílio para a gente. É felicidade demais, poder receber tudo isso do Instituto Galo. Nós atletas queremos cada vez mais essa aproximação, para que tenhamos essa ajuda, que é super bem-vinda

Buião – Atacante do Galo na década de 60

Quem ganha somos nós. Algo que nunca tinha acontecido com os ex-jogadores aqui no futebol brasileiro. Reconhecimento e valorização, ficamos muito felizes e emocionados. Isso tudo é muito legal

A parceria entre o Instituto Galo e a FAAP representa um marco de reconhecimento e respeito àqueles que fizeram parte da construção da história do futebol. Mais do que benefícios, a iniciativa simboliza gratidão, cuidado e o compromisso de oferecer dignidade a quem dedicou a vida ao esporte. É o Atlético reafirmando, com ações concretas, o valor de quem ajudou a escrever páginas de glória dentro e fora de campo.

Com essa união, o Instituto Galo amplia seu alcance social e reafirma seu propósito de transformar vidas por meio da solidariedade. O gesto transcende o esporte e resgata o verdadeiro significado de pertencimento e humanidade.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do futebol da América Latina

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Gabriel, deficiente visual, presenteia Hulk e realiza sonho através do Instituto Galo

Vencer desafios sempre fez parte da história de Gabriel Armendane: deficiente visual congênito, o garoto que completará 16 anos de idade no próximo mês viveu um dia de realizações. No último sábado (25), após a vitória do Atlético sobre o Ceará, na Arena MRV, teve a oportunidade de conhecer e presentear o ídolo dentro e fora dos gramados, Hulk. No Encontro com Ídolo, o atleticano apaixonado entregou o trabalho de robótica feito por ele e seus amigos, evidenciando a força de vontade e o exemplo de que, independente das limitações, todos podem sonhar e alcançarem feitos que emocionam.

Além de ter um momento para lá de especial com o ídolo do Galo, Gabriel esteve pela primeira vez na Arena MRV e foi acolhido por todos os atletas que também são inspirações para o adolescente. Ainda jovem, estuda de forma integral e carrega habilidades que servem de alento: domina a escrita e a leitura do Braille, além de estar em desenvolvimento do Soroban – método adaptado que permite realizar cálculos matemáticos usando o tato. Feitos que contagiam e emocionam familiares e amigos, que se mobilizam, dia após dia, pela vida de um guerreiro.

Todo esse envolvimento ganhou força a partir de agosto de 2025: na oportunidade, Gabriel teve seu vídeo viralizado quando na escola, demonstrou seu amor pelo Galo. Na publicação, ele escancara sua paixão pelo time do coração e o olhar claro e abrilhantador por ter Hulk como seu ídolo e espelho de existência. São momentos que aquecem o coração de todos que acompanham o menino, independente do tempo, mas com a ciência de que realizar sonhos transformam vidas e deixam-na cada vez mais gratificante.

Instituto Galo segue sendo elo para realização de sonhos

Ensejos e memórias afetivas sempre serão guardadas de forma positiva; e o fato, com absoluta certeza, trás esse tipo de sentimento. Gabriel, inclusive, trouxe sorte ao Galo, afinal, a vitória pelo placar mínimo – mas com acontecimentos épicos na vida do atleticano, foi extremamente importante na luta pelos objetivos da equipe no Brasileirão. Ele teve a oportunidade de explanar o sentimento de estar perto do Hulk, diretamente ao craque:

Eu gosto muito do seu futebol. Sua história vai ficar marcada na história do Galo para sempre. Eu sou seu fã e e quero te mandar um presente, diretamente da nossa escola, é um trabalho de robótica“, disse Gabriel, emocionado.

Por fim, o brilho nos olhos de Gabriel é o reflexo mais puro do que o Instituto Galo acredita: transformar vidas por meio de gestos que unem amor, esperança e superação. Em um único encontro, sonhos foram concretizados e corações se encheram de orgulho. Que a história desse jovem inspire muitos outros a acreditarem que nada é impossível quando o sentimento pelo Galo move o impossível.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Alunos da Escola do Futuro participam da ação Doe Gols na Arena MRV

O clima de solidariedade tomou conta da Arena MRV durante a partida entre Atlético e Ceará. Cinquenta alunos do projeto Escola do Futuro, do núcleo do Complexo Social do Instituto Galo, localizado nas imediações da Arena, participaram da ação Doe Gols, iniciativa que transforma cada gol marcado pelo Galo em doações destinadas a projetos sociais.

A visita proporcionou aos jovens uma experiência única: acompanhar de perto o ambiente do estádio e sentir de dentro a energia da torcida atleticana, unindo esporte e solidariedade em um mesmo propósito.

A Escola do Futuro vai muito além do futebol. O projeto promove educação, valores e cidadania, por meio de atividades esportivas, oficinas socioeducativas e acompanhamento psicológico, contribuindo para a formação integral de crianças e adolescentes.

Para o Instituto Galo, o esporte é um poderoso instrumento de transformação social, capaz de abrir caminhos, gerar oportunidades e inspirar novos futuros.

“A Escola do Futuro é um exemplo de como o futebol pode ser uma ferramenta de inclusão e desenvolvimento humano. Ver esses alunos participando de uma ação como o Doe Gols, dentro da Arena MRV, reforça o propósito do Instituto de usar o esporte como um meio de transformação social”, destacou Henrique Muzzi, diretor Comercial e de Comunicação e Marketing do Instituto Galo.

Este projeto realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, Ministério do Esporte e Governo Federal. Patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães, Grupo BMG, CSN, Banco Master, Inter, Gerdau e apoio da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo garante cirurgia ao ex-jogador Vanderlei e realiza homenagem na Arena MRV

O Instituto Galo garantiu o procedimento cirúrgico no joelho do ex-atacante Vanderlei, ídolo com passagem marcante pelo Atlético. O ex-jogador, que atualmente reside em Florianópolis (SC), será operado nos próximos dias no Hospital Bewiki Care, referência em saúde integrada e cirurgias em Santa Catarina.

O procedimento será coordenado pelo Dr. Henrique Dagostin de Arjona, idealizador do Hospital Bewiki Care e diretor da Clínica Ortho Connect, e conduzido pelo Dr. Pedro Henrique Cunha Andrade, ortopedista especialista em joelho e medicina esportiva. Membro da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT), da Sociedade Brasileira de Cirurgia do Joelho (SBCJ) e da Sociedade Brasileira de Artroscopia e Traumatologia do Esporte (SBRATE), o Dr. Pedro comandará a cirurgia com acompanhamento da equipe da Ortho Connect, clínica referência nacional sediada no ecossistema Bewiki, no centro de Florianópolis.

A ação integra o projeto Clube dos Imortais, promovido pelo Instituto Galo, que tem como missão valorizar ex-atletas e oferecer suporte em diferentes áreas, especialmente na saúde e no bem-estar.

Como parte desse reconhecimento, o Instituto Galo realizou, neste sábado (25), uma homenagem especial a Vanderlei, minutos antes da partida entre Atlético e Ceará, na Arena MRV, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. Ao lado da esposa, o ex-jogador recebeu das mãos do presidente do Atlético, Sérgio Coelho, a confirmação do apoio e foi oficialmente integrado ao Clube dos Imortais — o maior programa de valorização de ex-atletas do esporte brasileiro.

“É um prazer, viu, Vanderlei, receber você e sua família aqui. A gente fica muito feliz também por você estar vindo para o Clube dos Imortais, que é um programa muito legal, que todos conhecem. O Instituto Galo fez uma parceria com os doutores Pedro Henrique Cunha e Henrique D’Agostini. Eles vão fazer a cirurgia lá em Santa Catarina, no Hospital Bewiki Care, e tudo gratuito, sem custo algum. E o ‘Gol de Costas’ é o ‘Gol de Costas’, eternizou”, destacou Sérgio Coelho, presidente do Atlético.

“Muitíssimo obrigado. Não sei, sem palavras até para falar nesse momento, pelo carinho recebido não só de você, mas de todo o pessoal do Instituto Galo, que já existe há 4 anos. Estou muito feliz por estar aqui, acompanhando meu primeiro jogo na Arena MRV, trazendo minha família. É um dia memorável que ficará marcado na minha memória. Muito obrigado!”, afirmou Vanderlei, ex-atacante do Atlético.

Vanderlei defendeu o Atlético em 58 partidas e marcou 15 gols, conquistando o carinho da torcida alvinegra e deixando seu nome na história do clube.

Com mais essa iniciativa, o Instituto Galo reafirma seu compromisso com quem ajudou a construir a trajetória do Atlético dentro e fora de campo, promovendo ações que unem solidariedade, cuidado e gratidão.

Instituto Galo – o maior projeto social do futebol da América Latina.

 

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Escola do Futuro: Instituto Galo realiza 3° festival esportivo em Rio Acima

Neste sábado (25/10), o Instituto Galo foi até Rio Acima para comemorar cada passo e evolução de meninos e meninas que integram o projeto Escola do Futuro — que trabalha com três pilares: a prática esportiva, oficinas socioeducativas e acompanhamento psicológico. As crianças e adolescentes, como sempre, se divertiram e tiveram um dia enriquecedor, celebrando o fechamento do ciclo que acolhe 150 crianças.

É certo que, em todos os festivais esportivos, o Galo Doido marca presença e preenche ainda mais o olhar e o coração dos atleticanos, pais e filhos, que comparecem ao evento. Com muito respeito, no trato e em cada acolhimento, o mascote mais querido do Brasil transmite um sentimento de inspiração a todos.

O Instituto Galo segue acolhendo crianças por meio deste projeto em sete cidades diferentes pelo Interior do estado, além de Belo Horiozonte: ao todo, são mais de 1.000 crianças contempladas com atividades, três vezes por semana. Luísa Aguiar, coordenadora do projeto em Rio Acima, falou sobre o sentimento gratificante de entregar aos alunos um momento rico e que eterniza na memória de cada um deles:

“Encerrando com chave de ouro a nossa segunda fase, com muita alegria e confraternização, com as famílias e os amigos, personagens fundamentais para o funcionamento. Creio que a socialização de cada um, o aprendizado com as oficinas socioeducativas, com temas relevantes, faz diferença no avanço de todos. Penso que vai além do futebol, trabalhamos vários outros pontos com eles. É um privilégio estar aqui, ver isso de perto e receber o carinho deles; com certeza é a maior recompensa”, abordou.

O Festival Esportivo vai muito além do incentivo à prática do futebol. A iniciativa reforça valores essenciais, como o respeito e o acesso aos direitos fundamentais.

O projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte (LIE), do Ministério do Esporte e Governo Federal, com patrocínio Vale e apoio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer de Rio Acima.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo fecha parceria com projeto que reduz a fila do SUS para cirurgias em crianças com escoliose

Nesta sexta-feira (24), o Instituto Galo deu mais um enorme passo para alcançar e transformar ainda mais vidas, em parceria com o ‘Mude a Curva’ – projeto social estruturado em mutirões cirúrgicos com o objetivo de acelerar filas de cirurgias para escoliose, uma deformidade na coluna vertebral comum na infância e adolescência, regulados previamente pelo SUS.

Os impactados, em via de regra, sofrem pelo constante atraso no tratamento cirúrgico quando inscritos na fila do Sistema Único de Saúde (SUS), resultando em deformidades cada vez mais graves e com repercussões clínicas importantes, como funcionamento de órgãos vitais, como coração e pulmão. O apoio do Instituto Galo permite dar cada vez mais visibilidade a crianças e adolescentes que sofrem da escoliose, com o intuito de estimular campanhas de rastreio, diagnóstico e tratamentos precoces.

De forma direta, o impacto trazido pela iniciativa já envolve mais de 550 profissionais da saúde, abrangendo sete estados em quatro regiões do Brasil. Além disso, nos 10 mutirões já realizados, mais de 500 pacientes já foram avaliados, totalizando mais de 230 cirurgias já concluídas – deixando claro o tamanho da importância de transformar vidas limitadas de forma física.

A parceria com o Instituto Galo fortalece a causa do Mude a Curva ao somar credibilidade e alcance da marca ao nosso propósito de cuidar de quem mais precisa. Entre 17 e 21 de novembro, no Hospital São Francisco, o mutirão será realizado pelo Mude a Curva, com o apoio do Instituto Galo na mobilização e visibilidade da ação. Com o mesmo propósito, unimos esforços para oferecer suporte a 20 crianças e adolescentes em fila de espera por cirurgia de escoliose, que serão operadas nestes 5 dias nesta edição.

JULIANO RODRIGUES – MEMBRO DO MUDE A CURVA

“Como equipe, entendemos que podemos fazer diferença para além do nosso círculo profissional. Nesta semana especial, médicos, fisioterapeutas e enfermeiros saímos dos nossos lares dos quatro cantos do Brasil e colocamos nossa expertise em cirurgia de escoliose a serviço de quem realmente precisa. Mesmo em poucos dias de mutirão, conseguimos impactar positivamente pacientes, suas famílias e deixar o legado social por onde passamos.”

“A gratidão das crianças e suas famílias é o que nos move. Costumamos dizer que levamos esperança e retornamos melhores aos nossos lares, e essa recompensa não tem preço. O Mude a Curva existe desde 2019 — o primeiro mutirão ocorreu em Recife/PE e percorreu vários Estados do Brasil. Já atendemos crianças aguardando 12 anos para serem operadas por falta de estrutura local. É por elas que seguimos mobilizados, juntos.”

O Instituto Galo dá mais um passo em sua missão de promover solidariedade e impacto social. Cada doação se transforma em insumo, cada insumo em cirurgia, e cada cirurgia em uma nova história de esperança. Mais do que um gesto de solidariedade, essa união representa a capacidade do futebol de inspirar, mobilizar e mudar vidas — dentro e fora dos gramados.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Galo em ação: Instituto visita escolas de Padre Paraíso e espalha transformação

Em Padre Paraíso, o Instituto Galo mais uma vez bate ponto no Norte de Minas para levar solidariedade e alegria às crianças entre os seis e os 10 anos de idade. A atração que mais chama a atenção de meninos e meninas, como sempre, é o Galo Doido, que se fez presente nas ações voltadas à população mais carente e afastada. As visitas se iniciaram no início da manhã desta quinta-feira (23), e se estendem até o fim da semana.

Como de costume, a alegria, sempre estampada no rosto de cada criança que se inspira no mascote mais querido do Brasil, foi vista com abundância. É assim, sem exceção, independente do local – e principalmente onde a acessibilidade para iniciativas como estas, voltada às regiões de menor alcance socioeconômico. Para ser exemplo disso, Eliziê Brito – coordenadora de ações do Instituto Galo, acompanhando a realização no interior do estado, falou sobre a importância de impactar cada vez mais pessoas.

É uma emoção e um sentimento de gratificação estar perto de pessoas que sentem o pertencimento de serem atleticanas e compartilharem de um denominador comum na nossa sociedade, que é a solidariedade. Fazer o bem, proporcionar isso a estas pessoas, é realmente a sensação de dever cumprido. Seguimos convictos de que sempre estaremos próximos da população mais necessitada“, celebrou Eliziê.

Entre as instituições visitadas, estão a Escola Municipal Adson da Silva Costa, as CEMEI´s Professora Marlene Ferreira da Silva, Campinho do Saber Manoel Viana, o Programa Escolar Municipal Agenor Sapateiro e Professora Edma, totalizando 848 alunos. Um número que preenche o intuito de estar sempre buscando histórias e formas de transformar a vida das pessoas. Juntos, por um propósito maior, conseguimos atingir objetivos simples, mas que fazem a diferença: eternizar momentos.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Da rua para uma nova vida: Ex-jogador e ex-funcionário do Galo ganham casa nova

O Instituto Galo esteve em Crucilândia, cidade localizada a cerca de 100 km de Belo Horizonte, para conhecer a nova Residência Inclusiva “Tiãozinho Coelho”, inaugurada pela ASSOPOC (Associação dos Protetores das Pessoas Carentes), uma das grandes parceiras do Instituto.

Com 300 metros quadrados, o espaço foi criado para acolher pessoas com deficiência física, mental ou múltipla, oferecendo moradia, cuidado e novas perspectivas de vida, lá vivem também dois integrantes do Clube dos Imortais. Mais do que uma estrutura física, a residência representa acolhimento, dignidade e recomeço.

Durante a visita, a equipe do Instituto Galo viveu um reencontro emocionante com dois personagens marcantes da história alvinegra: João Gaiola, ex-funcionário do clube, e Pirapora, ex-jogador. Ambos viviam em situação de rua e, por meio do Clube dos Imortais — o maior programa de valorização de ex-atletas do futebol sul-americano — e da ASSOPOC, tiveram a chance de reconstruir suas trajetórias.

“Eu estava numa situação praticamente de rua. Depois que cheguei em Crucilândia, as coisas mudaram demais. Já tô bem gordinho, bem recuperado, graças a Deus”, contou João Gaiola, emocionado.

“Aqui é ótimo demais, não tem nada pra reclamar. Aqui é só alegria agora”, completou Pirapora.

A coordenadora da ASSOPOC, Kátia Cristina, destacou o significado do novo espaço e o carinho envolvido no acolhimento dos dois ex-integrantes do Galo.

“O objetivo é trazer maior cuidado, um olhar especial, principalmente para o Pirapora e o Gaiola. Sempre quis isso para eles, queria que se sentissem realmente em casa”, afirmou.

O Instituto Galo e a ASSOPOC mantêm uma parceria sólida em ações de inclusão e acolhimento, levando dignidade e esperança a quem mais precisa.

“O intuito é mostrar o nosso serviço, o quanto a inclusão transforma vidas e o quanto o cuidado pode mudar realidades”, reforçou Kátia.

Para o Instituto Galo, histórias como essa simbolizam o verdadeiro propósito do projeto: usar a força do esporte e o poder da coletividade para gerar transformação social.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?