Instituto Galo marca presença em festival literário com a presença de ídolos, Galo Doido e Projeto Musical

Neste sábado, 13, o Instituto Galo participou do Festival Literário Internacional de Minas Gerais (FliMinas). O evento contou com uma programação especial que transformou o espaço em um encontro entre cultura, educação e solidariedade. Reunindo atleticanos de diferentes gerações, a iniciativa promoveu momentos de aprendizado, troca de experiências e valorização da leitura.

Ao longo do evento, o público teve a oportunidade de acompanhar uma roda de conversa com integrantes do Clube dos Imortais. Ex-jogadores como Reinaldo, Buião, Antenor e Toninho Pereira compartilharam histórias marcantes de suas trajetórias dentro e fora dos gramados, proporcionando reflexões sobre  memória e a importância de preservar as narrativas que ajudaram a construir a identidade alvinegra ao longo das décadas.

“Eu quando tinha a idade de vocês, foi quando eu comecei a ter esse hábito da leitura, que me ajudou bastante. Então o que eu peço a vocês, é que leiam, e leiam bastante”, disse Reinaldo, ídolo da massa.

“Eu sempre vi o Reinaldo jogar, todo mundo gostava muito, e agora depois de 75 anos, o prazer de encontrar com ele foi enorme, foi inesquecível “apontou, Valter Alves.

Um dos momentos mais aguardados do evento foi a chegada do mascote mais amado do Brasil. O Galo Doido transformou o ambiente em uma verdadeira festa, levando diversão, emoção e afeto para crianças e adultos. Com sua energia única, ele arrancou sorrisos, protagonizou fotos inesquecíveis e deixou uma lembrança especial no coração de todos que participaram desse momento.

‘Esse envolvimento do Instituto Galo que ajudou muito o FliMinas, em termos de envolver nossos leitores, de trazer o Clube e o Instituto para essa ação de livre leitura,” afirmou José Santos, curador do FliMinas.

Outro grande destaque foi a exposição do troféu do Campeonato Brasileiro de 2021, peça histórica que integra o acervo do Museu do Galo. A presença da taça proporcionou aos torcedores a oportunidade de reviver uma das conquistas mais marcantes da história atleticana, despertando emoções, recordações e o orgulho de fazer parte dessa história.

“O Instituto foi um achado na nossa vida, fez uma mudança na mente dos meus filhos. Eles estão fazendo parte de uma orquestra, é muito legal. Todas as vezes que tem esse tipo de programa no Instituto, a gente vem, participa, incentiva. Nos agradecemos muito ao Instituto Galo, ao Atlético e a todas pessoas envolvidas,” disse Alexsandro dos Reis, pai de alunos do Projeto Musical.

Para encerrar o festival, o Projeto Musical do Instituto Galo realizou uma apresentação especial. Com um repertório emocionante, os jovens encantaram o público e demonstraram como a arte pode ser uma poderosa ferramenta de transformação social, disciplina e desenvolvimento.

“Foi uma emoção muito grande, é muito bom ter essa apresentação, ter a oportunidade de apresentar em diferentes lugares é muito bom. Gostei muito daqui, é muito legal, espero poder vir aqui mais vezes”, pontuou Anny Luiza, aluna do Projeto Musical do Instituto Galo.

Além das atrações, o FliMinas foi marcado por momentos de convivência entre famílias, crianças, jovens e torcedores, fortalecendo valores como solidariedade, pertencimento e cidadania. A presença do Instituto Galo reforçou a importância de iniciativas que promovem o acesso à cultura e à educação como caminhos para a construção de oportunidades.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto viabiliza fisioterapia para melhorar qualidade de vida de artilheiro do Galo

Autor de 135 gols pelo Galo, integrante do Clube dos Imortais – maior programa de valorização de ex-atletas do esporte brasileiro – e entre os 10 maiores artilheiros da história do Atlético, Ubaldo Miranda permanece como um dos grandes nomes da trajetória alvinegra.

Hoje, o ex-atacante enfrenta desafios comuns com o avanço da idade, fortes dores nos joelhos e no quadril, que têm afetado sua mobilidade e seu equilíbrio, impactando atividades simples do dia a dia. Em demonstração de respeito e gratidão por toda a história construída com a camisa do Galo, o Instituto Galo viabilizou um acompanhamento especializado com o fisioterapeuta esportivo Dr. Filipe Costa.

A iniciativa busca proporcionar mais conforto, segurança e qualidade de vida ao ex-atleta, por meio de exercícios e técnicas voltadas para o fortalecimento muscular, melhora do equilíbrio e redução dos impactos causados pelas dores. A ação representa um gesto de reconhecimento a um jogador que ajudou a escrever capítulos importantes da história atleticana.

O atendimento a Ubaldo é mais um exemplo do compromisso do Instituto Galo, na valorização de quem ajudou a construir a grandiosa história do Clube. Com acompanhamento profissional e um plano voltado para suas necessidades específicas, a expectativa é proporcionar avanços significativos em sua mobilidade e autonomia, contribuindo para uma rotina mais confortável e segura.

” É muito importante ele continuar fazendo para manter o que ele já ganhou, como força muscular, flexibilidade mobilidade, melhora do equilíbrio, tanto dinâmico quanto estático. E isso é muito importante na prevenção de quedas. Ele já apresentou melhoras significativas”, afirmou Filipe Costa, fisioterapeuta esportivo.

A determinação demonstrada pelo ex-atacante durante toda a sua carreira segue presente. E, se depender do empenho de todos os envolvidos, o craque que tantas vezes balançou as redes pelo Atlético estará pronto para “deixar o DM” muito em breve.

Maior programa de valorização de ex-atletas do esporte brasileiro, o Clube dos Imortais reafirma a cada ação, que a história construída dentro de campo jamais será esquecida. Afinal, cuidar dos ídolos do passado é também preservar a memória e a identidade.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo promove experiência especial a ex-atletas na Arena MRV

O Instituto Galo segue avançando em sua missão de valorizar personagens fundamentais da história do Clube Atlético Mineiro. Nesta quinta-feira (16), a Instituição realizou mais uma ação voltada ao Clube dos Imortais, maior projeto de valorização de ex-atletas do Brasil. Em parceria com a GSH, o Instituto proporcionou ao ex-volante Leandro Donizete e a três convidados uma vivência diferenciada na Arena MRV, durante a vitória do Galo pela Copa Sul-Americana.

Multicampeão pelo clube e figura marcante na memória recente da torcida alvinegra, Donizete acompanhou a grande vitória alvinegra contra o Juventud, em um dos espaços mais exclusivos do estádio: o Restaurante Central. O ambiente oferece serviço completo de alimentação e hospitalidade antes, durante e após os jogos do Galo como mandante, permitindo uma experiência que vai além das quatro linhas.

A iniciativa integra um conjunto de benefícios contínuos desenvolvidos pelo Instituto Galo para fortalecer o Clube dos Imortais. O programa tem como objetivo principal garantir dignidade, assistência e valorização àqueles que contribuíram para a construção da história do clube, mas que, muitas vezes, enfrentam desafios após o encerramento de suas carreiras profissionais.

“Ser o primeiro convidado, estar abrindo esse projeto é muito especial. Somos muito gratos ao Instituto Galo por lembrarem dos jogadores antigos do Atlético que passaram e fizeram história. A gente sabe o tanto que é difícil fazer história em um grande clube como Atlético, é bacana demais esse reconhecimento. Estou muito feliz pelo convite, feliz de fazer parte dessa história do Galo,” afirmou Leandro Donizette, ex-jogador e Imortal do Galo.

Atualmente, 164 pessoas fazem parte do quadro de beneficiários do projeto. Entre os contemplados, Leandro Donizete integra o grupo há mais de um ano, sendo reconhecido como um dos Imortais.

Além de experiências como a desta quinta-feira, o Instituto Galo oferece uma rede estruturada de assistência social. Entre os benefícios disponibilizados estão planos de saúde, atendimento odontológico, distribuição de cestas básicas e outras iniciativas que visam garantir qualidade de vida e segurança aos participantes. As ações são planejadas de forma contínua, ampliando o alcance do programa e fortalecendo o vínculo com os beneficiários.

A parceria com a GSH, responsável pela operação de alimentos e bebidas em todos os jogos, shows e eventos realizados na Arena MRV, é um fator essencial para ações como essa. A colaboração entre as instituições permite não apenas a viabilização de ações especiais, mas também a expansão de iniciativas que conectam o clube à sua história e às pessoas que ajudaram a construí-la.

“A nossa ideia é que a partir de agora, a gente consiga em parceria com o Instituto Galo receber e homenagear os ex atletas e jogadores do Galo, que fazem parte do Clube dos Imortais. Para valorizar eles, trazerem a família para acompanhar o jogo aqui, e ter um momento especial,” afirmou Felipe Motta, representante – GSH.

Mais do que uma ação pontual, a experiência oferecida a Donizete simboliza um movimento contínuo de reconhecimento e cuidado. Ao abrir as portas da Arena MRV para seus ex-atletas em condições privilegiadas, o Instituto Galo reafirma seu compromisso com a memória, a gratidão e a responsabilidade social.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Clube dos Imortais: Campeão do Gelo ganha festa surpresa de 97 anos na Arena MRV

O Instituto Galo transformou uma lembrança em celebração ao promover uma festa surpresa para Vavá, o único representante vivo da lendária conquista do “Campeonato do Gelo”.

A homenagem foi realizada na sala de imprensa da Arena MRV. O encontro foi  emocionante do início ao fim, o evento reuniu convidados especiais, ex-atletas e figuras marcantes da história do Clube Atlético Mineiro.

Entre os presentes estavam alguns integrantes do Clube dos Imortais, como o ídolo Reinaldo, além da  presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho e o presidente do Atlético, Sérgio Coelho. Todos se reuniram em uma homenagem àquele que, mais do que testemunha, é parte viva de uma das mais simbólicas conquistas do time alvinegro.

Em 1950, o Atlético atravessou o oceano para encarar o desconhecido. Na Europa, enfrentou frio extremo, gramados congelados e desafios que iam muito além das quatro linhas. Vavá é considerado um dos grandes personagens da história do Atlético. Ele ficou eternizado na memória da torcida por ter participado do histórico  “Campeonato do Gelo”. Desde então, Vavá se tornou símbolo da paixão atleticana, sendo lembrado com carinho por gerações de torcedores e reconhecido como parte viva da memória do clube.

“Eu estou muito feliz, ainda mais vindo do Atlético. Tudo que vem do Galo me deixa muito feliz, hoje me deixa um pouco mais, vi colegas meus, o presidente, amigos que estão aqui, e vieram me prestigiar e participar da homenagem. Então eu estou muito feliz,”, afirmou Vavá, Campeão do Gelo.

“Nós do Instituto Galo ficamos muito felizes em poder homenagear o Vavá, com 97 anos. Muito obrigada por sempre ajudar o Galo,” afirmou Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo.

Ao completar 97 anos, celebrados oficialmente neste domingo, 5 de abril, Vavá não apenas soma idade, ele acumula memórias que ajudam a contar a história do próprio Atlético.

Vavá foi surpreendido com uma celebração pensada nos mínimos detalhes. A festa foi completa, bolo, confraternização, abraços e, principalmente, emoção. Um dos momentos mais simbólicos foi a presença das taças de “Campeão do Gelo”, que ajudou a materializar, diante dos olhos de todos, a grandeza daquele feito histórico.

“É muito comovente estar aqui celebrando os 97 anos do meu pai. Ele viveu o Atlético a vida toda, e agora ser receber essa homenagem, é uma emoção muito grande,” disse Cláudio Tadeu, filho de Vavá.

“A gente tem um prazer muito grande de poder estar demonstrando a todos os Imortais, e hoje muito especialmente ao Vavá, a nossa gratidão por tudo o que ele fez pelo Galo,” disse Sérgio Coelho, presidente do Clube Atlético Mineiro.

Ao promover a homenagem, o Instituto Galo reafirma seu papel na preservação da história e no fortalecimento dos laços que unem o clube à sua torcida. Valorizar figuras como Vavá é garantir que as novas gerações compreendam de onde vem a paixão que carregam no peito.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Autor do primeiro gol do Mineirão recebe homenagem e apoio financeiro do Instituto Galo

O Instituto Galo realizou uma visita especial à residência do ex-jogador Buglê, em Brasília, em um encontro que reuniu emoção e valorização da história atleticana. Ídolo de uma geração e responsável por um marco histórico, o primeiro gol do Mineirão.

Diagnosticado com Alzheimer há 13 anos, o ex-atleta vive hoje ao lado da esposa, que acompanha de perto sua rotina e preserva sua memória e legado. O Instituto Galo levou até a casa do jogador não apenas homenagens simbólicas, mas também uma mensagem concreta de acolhimento e reconhecimento. Buglê, foi oficialmente integrado ao Clube dos Imortais, programa que reconhece e valoriza ex-atletas que deixaram marcas profundas no esporte brasileiro.

A homenagem foi materializada com a entrega de uma camisa personalizada, carregando o peso da tradição alvinegra, além de um presente de grande valor histórico: a Telha do Galo. A peça, que integrou a construção da Arena MRV, possui assinaturas de ídolos do clube e simboliza a conexão entre diferentes gerações que fizeram e ainda fazem parte da história atleticana.

A proposta do Instituto foi justamente construir uma narrativa verdadeira, humana e espontânea, capaz de transmitir a grandeza de Buglê não apenas como atleta, mas como pessoa.

“Valorizar as pessoas que contribuíram com o Clube, é um reconhecimento enorme. Principalmente agora que ele esta com esse quadro de Alzheimer. Eu fico feliz por ele, eu acho que ele ficaria muito feliz”, afirmou Walnice esposa de  Buglê.

Além da homenagem, o Instituto Galo também anunciou que prestará apoio financeiro ao ex-jogador, reforçando sua atuação social e o compromisso com o bem-estar de ex-atletas que enfrentam desafios fora dos gramados. A iniciativa evidencia que o cuidado com a história do clube vai além das conquistas esportivas, alcançando também a qualidade de vida de quem ajudou a escrevê-la.

A ação em Brasília simboliza mais do que um gesto isolado, representa uma ação contínua de valorização da memória e de responsabilidade social. Ao reconhecer Buglê como um “Imortal”, o Instituto Galo reafirma que o legado dos seus ídolos permanece vivo no carinho da torcida e nas atitudes de quem entende o verdadeiro significado de pertencimento.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Jornalista e radialista atleticano recebe homenagem do Instituto Galo: ‘Motivo de muita honra’

O Instituto Galo, responsável direto pela valorização de figuras e personagens importantes da história do Atlético, realizou mais uma homenagem de grande porte nesta quarta-feira (11). Momentos antes de a bola rolar na Arena MRV, Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, e Sérgio Coelho, presidente do Atlético, homenagearam o jornalista Eduardo Costa, há mais de quatro décadas sendo um dos mais influentes comunicadores de Minas Gerais. Assumidamente atleticano, o radialista tem como foco principal o jornalismo geral e político, conduzindo programas voltados à opinião e à análise desses assuntos.

Desde a década de 1970, o jornalista acompanha o clube do coração de forma assídua e revelou seu grande ídolo: Reinaldo Lima, que esteve presente.. O ídolo alvinegro é, inclusive, um ícone para o Instituto Galo, acompanhando as ações dentro e fora de Belo Horizonte. Na ocasião, Eduardo agradeceu a oportunidade de receber a homenagem e exaltou o trabalho realizado pelo Instituto Galo na frente filantrópica em todo o território brasileiro e latino-americano.

Não consigo descrever em poucas palavras a sensação de estar aqui na Arena MRV, ao lado de pessoas mais do que respeitadas e essenciais para a filantropia no estado e no país. Sérgio e Maria Alice são companheiros de vida há um bom tempo e isso me deixa ainda mais feliz. Imensa alegria e gratidão ao Instituto Galo, por esse momento inesquecível para mim“, agradeceu Eduardo.

Por fim, a homenagem marcou mais um capítulo da iniciativa que contempla o Clube dos Imortais, projeto que eterniza torcedores, personalidades e profissionais que ajudaram a fortalecer a história do Atlético dentro e fora de campo. Ao receber a camisa personalizada do Instituto Galo, Eduardo Costa passou a integrar o seleto grupo de homenageados que carregam o orgulho alvinegro como parte de sua trajetória. A iniciativa reforça o compromisso da filantropia em reconhecer aqueles que, de diferentes maneiras, contribuem para manter viva a paixão pelo clube e seus valores.

MARIA ALICE COELHO — PRESIDENTE DO INSTITUTO GALO

O Eduardo é um grande parceiro para nós. O espaço dado em seus programas na Rádio Itatiaia e todo o apoio a filantropia nos aproxima cada vez mais de pessoas que podem e precisam de ter suas vidas transformadas. Fica agora o convite para que conheça a sede do Instituto Galo e como toda a nossa equipe trabalha, diariamente, pelo bem das pessoas

SÉRGIO COELHO — PRESIDENTE DO ATLÉTICO

O Eduardo é um amigo e um comunicador de excelência. É um prazer tê-lo ao nosso lado e sabendo da sua importância e influência, estamos homenageando-o com a alegria de receber também um grande atleticano. As portas sempre estarão abertas

Instituto Galo ainda recebe doações pelo povo da Zona da Mata

As doações para as famílias da Zona da Mata, afetadas pelas fortes chuvas que destruíram grandes áreas de mais de 30 municípios, segundo órgãos competentes, ainda seguem. O Instituto Galo esteve in loco para entender as necessidades e direcionar os donativos recolhidos. Você também pode ajudar a fazer a diferença em um momento crítico para o estado de Minas Gerais.

ATENÇÃO PARA OS NOSSOS PONTOS DE COLETA

  • Sede de Lourdes: Avenida Olegário Maciel, 1516 – Lourdes
  • Território do Galo: Rua Cristina Maria de Assis, 173 – Califórnia
  • Vila Olímpica: Avenida Dom Pedro I, 2676 – Planalto
  • Clube Labareda: Avenida Portugal, 4020 – Itapoã
  • Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários

CHAVE PIX: contato@institutogalo.com.br

DOAÇÃO VIA PIX

  • R$ 20,00 → equivalente a 1 kit de limpeza
  • R$ 40,00 → equivalente a 20 garrafas de água mineral (1,5L)
  • R$ 70,00 → equivalente a 1 kit de higiene
  • R$ 113,00 → equivalente a 1 cesta básica

Instituto Galo — o maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo contribui para recuperação de ex-jogador do Galo após AVC

O ex-atacante do Clube Atlético Mineiro, Joãozinho Paulista, recentemente acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), viveu um momento de forte emoção nos últimos dias. Em sua residência, ele recebeu a visita do jornalista Luciano Costa, parceiro do Instituto Galo, que levou uma notícia capaz de aquecer o coração de qualquer ex-atleta: a partir de agora, ele passa a integrar o Clube dos Imortais e contará com um apoio que fará toda a diferença neste momento delicado.

Considerado o maior programa de valorização de ex-atletas do esporte brasileiro, o Clube dos Imortais reconhece a trajetória e a contribuição de nomes que ajudaram a construir a história do Galo dentro e fora das quatro linhas. Em nome do Instituto Galo, da presidente Maria Alice e do presidente do Clube, Sérgio Coelho, a visita teve como principal objetivo levar carinho, respeito e solidariedade a um dos personagens que vestiram com honra a camisa alvinegra.

Durante o encontro, Joãozinho Paulista recebeu uma camisa personalizada, marcando oficialmente sua entrada no programa. Além disso, foi presenteado com uma Telha do Galo, peça histórica que integrou a construção da Arena MRV e que foi autografada por grandes ídolos do Atlético. Visivelmente emocionado, recebeu as homenagens como um verdadeiro campeão. Em um momento delicado de saúde, o reconhecimento reforça que sua trajetória segue sendo lembrada e celebrada.

Juliana Barros, filha de Joãozinho Paulista, agradeceu o apoio recebido e destacou a importância do acompanhamento e do carinho demonstrados pelo Instituto e pelo Clube neste período tão sensível para a família.

Mais do que uma homenagem simbólica, o compromisso com Joãozinho Paulista será contínuo. Ao longo de todo o ano de 2026, o Instituto Galo contribuirá financeiramente para suas despesas diárias e para todo o processo de recuperação. O Clube dos Imortais reforça um posicionamento claro: o Atlético não esquece aqueles que fizeram parte de sua construção.

Em um cenário esportivo no qual muitas trajetórias acabam sendo ofuscadas pelo tempo, iniciativas como essa reafirmam a responsabilidade social e histórica da instituição. O cuidado com seus ex-jogadores vai além do campo e se traduz em acompanhamento, suporte e presença efetiva.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo celebra aniversário do Clube dos Imortais e do Clube dos 113

O Clube dos Imortais viveu uma tarde histórica ao celebrar os dois anos do projeto com um grande churrasco, que reuniu também os integrante do Clube dos 113 e Clube das 113. Mais do que uma comemoração, o evento foi um verdadeiro encontro de gerações, que ajudaram a construir a grandiosa história do Clube Atlético Mineiro.

“Parabenizar o presidente, que tem esse cuidado com os ex-jogadores isso é fundamental, isso é muito importante, nós ex-jogadores nos sentimos valorizados,” afirmou Luizinho, ex-zagueiro do Galo e membro do Clube dos Imortais.

Em um ambiente de celebração, os convidados foram recebidos com churrasco liberado, comida de qualidade e uma variedade enorme de bebidas sendo servidas ao longo de toda a tarde, criando um cenário perfeito para reencontros e boas conversas entre atleticanos que compartilham uma ligação que vai além do futebol.

A programação especial foi cuidadosamente pensada para valorizar a cultura, a tradição e o papel social do Galo. O projeto musical do Instituto Galo, que atualmente atende 120 beneficiários, alegrou a tarde com uma apresentação emocionante, reforçando sua importância como instrumento de transformação social. Em seguida, a energia contagiante da charanga do Galo tomou conta do espaço, trazendo o clima das arquibancadas e exaltando, com orgulho, a identidade alvinegra.

Um dos momentos mais aguardados foi o leilão beneficente, que mobilizou os presentes em uma grande corrente de solidariedade, reunindo itens únicos, carregados de história, emoção e significado para a Massa atleticana. Peças raras, utilizadas em jogos oficiais e autografadas por grandes ídolos do futebol nacional e internacional, além de registros fotográficos que eternizam momentos marcantes da história do Clube.

Com a participação ativa do Clube dos 113 e do Clube das 113, o leilão arrecadou mais de R$ 25 mil. Os recursos serão integralmente destinados às ações sociais do Instituto Galo, contribuindo diretamente para a transformação da vida de crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

“Como tudo que que o Instituto Galo faz, como tudo que os 113 faz, um evento inesquecível, maravilhoso, de muita confraternização, muita amizade, de muito amor ao Galo, e principalmente de muito amor ao próximo.” disse Zé Henrique, membro do Clube dos 113.

“Acho importante, não só os homens, mas é uma oportunidade também para as mulheres participarem do futebol, e também de um grupo que apoia ações sociais, que é o Clube das 113”,afirmou, Elma Lúcia, integrante do Clube das 113.

A experiência foi completada com música ao vivo e um telão montado especialmente para a transmissão do jogo entre Galo x Pouso Alegre, permitindo que os convidados acompanhassem a partida juntos, celebrando cada lance da vitória atleticana.

“Hoje nós estamos comemorando dois anos do Clube dos Imortais, Clube dos 113 e Clube das 113, todos reunidos nessa festa maravilhosa, é muito importante pra nós do Instituto Galo sempre ter essas pessoas por perto,” declarou Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo.

“Estamos muito felizes em receber vocês, aqui hoje, para mais um evento em comemoração aos dois anos do Clube dos Imortais e aos três anos do Clube 11. A importância do Clube dos 113 para o Instituto Galo, ele é como coração para nós seres humanos,” afirmou Sérgio Coelho, presidente do Atlético.

Ao completar dois anos, o Clube dos Imortais reafirma seu propósito de preservar o legado alvinegro, valorizar aqueles que fazem parte da história do Galo e fortalecer iniciativas que transformam vidas fora das quatro linhas. O churrasco comemorativo foi, acima de tudo, a tradução desse espírito: uma tarde inesquecível de celebração, solidariedade e amor eterno pelo Atlético.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Instituto Galo lança projeto voltado à saúde mental para membros do Clube dos Imortais

O Instituto Galo lançou um novo projeto dedicado à saúde mental e ao bem-estar emocional dos integrantes do Clube dos Imortais, iniciativa que valoriza aqueles que ajudaram a construir a trajetória do Clube Atlético Mineiro.

Desenvolvido pela psicanalista Deborah Queiroga, o projeto nasce da necessidade de olhar para além do passado e compreender o papel desses protagonistas no presente e no futuro. Mais do que uma abordagem clínica, a proposta se estrutura como uma mentoria de conexão entre gerações, promovendo escuta, troca de experiências e construção de legado.

“A gente tem um plano de montar um livro com co-autoria dos Imortais, cada um colocando o que faria diferente, o que não fazer. Porque a ideia é montar um legado, para a geração mais nova,” afirmou a psicanalista Deborah Queiroga.

O trabalho não se baseia em uma teoria psicanalítica tradicional. Ele se apoia na memória afetiva e no reconhecimento da importância de cada integrante do Clube dos Imortais, criando um espaço de diálogo onde histórias são compartilhadas, valores são preservados e novas gerações são inspiradas a não cometer os erros cometidos por eles.

“Nós que somos ex-jogadores, já trabalhamos muito o corpo, o físico e eu acho muito importante a gente também cuidar da mente, cuidar da cabeça,” disse Reinaldo, ídolo atleticano e Imortal.

“Eu adorei, eu me senti mais a vontade, o sorriso da Dra. Deborah, só da gente chegar, o sorriso, a alegria que ela recebe a gente, isso já está cativando. Eu me senti muito bem, me senti feliz, me senti mais leve e o carinho que ela trata a gente, isso é muito importante,” afirmou Dona Terezinha, integrante do Clube dos Imortais.

A iniciativa busca fortalecer vínculos, combater o isolamento emocional e oferecer acolhimento, reforçando que cada história vivida faz parte da identidade. Ao conectar passado, presente e futuro, o projeto transforma experiências em aprendizado e legado.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Um século de amor pelo Galo: Instituto Galo homenageia senhor Vicente, torcedor centenário

Minutos antes da partida entre Atlético e Palmeiras, válido pela 1° rodada do Campeonato Brasileiro, o Instituto Galo homenageou um torcedor especial. Sr. Vicente, atleticano histórico que completou 100 anos de vida no último dia (22), foi celebrado em um momento marcado por emoção, reconhecimento e gratidão.

Sr. Vicente construiu ao longo de décadas uma relação profunda com o Clube Atlético Mineiro. Mais do que acompanhar jogos e títulos, ele foi responsável por transmitir o amor pelo Galo por gerações, levando filhos e familiares ao estádio pela primeira vez e formando uma tradição familiar que permanece viva até hoje.

A homenagem aconteceu no camarote presidencial, na Arena MRV, com a presença de Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, Sérgio Coelho, presidente do Atlético e Reinaldo, ídolo da massa atleticana. Sr. Vicente passa a integrar agora o Clube dos Imortais, projeto idealizado pelo Instituto Galo para valorizar ex-atletas, ex-funcionários e torcedores históricos.

Durante a ação ele recebeu das mãos de Reinaldo, uma camisa personalizada do Clube dos Imortais. Um gesto simples, mas carregado de significado, que representa o respeito do clube por aqueles que ajudaram a construir sua identidade.

A paixão de Sr. Vicente com o Galo, passa por momentos históricos para o Clube. Ele esteve presente no Maracanã, em 1971, para acompanhar de perto a conquista do campeonato Brasileiro, um dos capítulos mais marcantes para a massa atleticana. Em casa, Vicente têm um cantinho dedicado exclusivamente para o Alético, que reúne objetos, camisas, lembranças e presentes acumulados ao longo desses mais de 50 anos de paixão pelo seu time do coração.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?