Reforço na área: Cassierra visita o Instituto Galo e conhece o maior projeto social do futebol

Recém-contratado pelo Atlético, o atacante colombiano Mateo Cassierra viveu nesta quarta-feira, 29, um momento especial fora das quatro linhas. O atacante conheceu a sede do Instituto Galo, e teve o primeiro contato com o maior projeto social do futebol da América Latina.

Durante a visita, Cassierra conheceu mais sobre os projetos e ações desenvolvidos pelo Instituto Galo, que impactam diretamente crianças, adolescentes e famílias em situação de vulnerabilidade social.

Recebido pela presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, o jogador foi presenteado com uma blusa personalizada do Instituto, símbolo de boas vindas e acolhimento, representando uma conexão do atleta com os projetos sociais. Além da presidente do Instituto Galo, Sergio Coelho, presidente do Atlético, e Reinaldo, ídolo da massa atleticana também estiveram presentes para a recepção do mais novo atacante do Atlético.

“Nós somo o braço social do Atlético, fazemos várias ações sociais, vamos a creches, APAIS, asilos, lar de idosos, então a gente ajuda muita gente. E a gente conta com vocês, atletas do Clube,” disse Maria Alice.

“Muito obrigada, muito bonita,” agradeceu o atacante ao ver a camisa personalizada.

A presença de Cassierra no Instituto reforça o compromisso do Atlético em integrar seus atletas às ações sociais desenvolvidas pelo Instituto Galo, fortalecendo valores como responsabilidade social, solidariedade e cidadania.

Com visitas como essa, o Instituto Galo segue consolidando sua missão de ser o maior projeto social do futebol da América Latina, aproximando o elenco profissional das ações que beneficiam pessoas em situação de vulnerabilidade social e reafirmando que vestir a camisa do Atlético é, fazer parte de uma história que transforma vidas dentro e fora de campo.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Um século de amor pelo Galo: Instituto Galo homenageia senhor Vicente, torcedor centenário

Minutos antes da partida entre Atlético e Palmeiras, válido pela 1° rodada do Campeonato Brasileiro, o Instituto Galo homenageou um torcedor especial. Sr. Vicente, atleticano histórico que completou 100 anos de vida no último dia (22), foi celebrado em um momento marcado por emoção, reconhecimento e gratidão.

Sr. Vicente construiu ao longo de décadas uma relação profunda com o Clube Atlético Mineiro. Mais do que acompanhar jogos e títulos, ele foi responsável por transmitir o amor pelo Galo por gerações, levando filhos e familiares ao estádio pela primeira vez e formando uma tradição familiar que permanece viva até hoje.

A homenagem aconteceu no camarote presidencial, na Arena MRV, com a presença de Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, Sérgio Coelho, presidente do Atlético e Reinaldo, ídolo da massa atleticana. Sr. Vicente passa a integrar agora o Clube dos Imortais, projeto idealizado pelo Instituto Galo para valorizar ex-atletas, ex-funcionários e torcedores históricos.

Durante a ação ele recebeu das mãos de Reinaldo, uma camisa personalizada do Clube dos Imortais. Um gesto simples, mas carregado de significado, que representa o respeito do clube por aqueles que ajudaram a construir sua identidade.

A paixão de Sr. Vicente com o Galo, passa por momentos históricos para o Clube. Ele esteve presente no Maracanã, em 1971, para acompanhar de perto a conquista do campeonato Brasileiro, um dos capítulos mais marcantes para a massa atleticana. Em casa, Vicente têm um cantinho dedicado exclusivamente para o Alético, que reúne objetos, camisas, lembranças e presentes acumulados ao longo desses mais de 50 anos de paixão pelo seu time do coração.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Economista Rita Mundim visita o Instituto Galo e agora integra o Clube das 113

Economista, professora e uma das vozes mais respeitadas na análise de mercado e finanças no Brasil, Rita Mundim visitou o Instituto Galo e passou a integrar oficialmente o Clube das 113, grupo que reúne apoiadoras comprometidas com a transformação social, iniciativa voltada para mulheres que desejam apoiar financeiramente as ações filantrópicas do Instituto Galo.

Com uma trajetória sólida construída em Minas Gerais, Rita consolidou-se como referência em análises sobre mercado financeiro, desenvolvimento econômico, finanças e cooperativismo. Tornou-se comentarista de economia da CNN Brasil em 2025, integrando o CNN Arena e outras plataformas, além de manter atuação na Rádio Itatiaia.

Ao passar a integrar o Clube das 113, ela se une a um grupo de pessoas que acreditam no poder do investimento social como pilar para mudanças. O Clube reúne apoiadoras que contribuem diretamente para a continuidade e a ampliação dos projetos e ações sociais do Instituto Galo.

Durante a visita ao Instituto Galo, a economista conheceu de perto as iniciativas desenvolvidas pela instituição, que utiliza o esporte como ferramenta de inclusão, educação e formação. Os projetos sociais impactam diretamente pessoas em situação de vulnerabilidade social.

“Eu me emocionei na hora que vim para cá, porque essa palavra diz tudo. O Galo é forte, é vingador e agora com o Instituto Galo é solidário,” afirmou a economista.

A chegada de Rita ao Clube das 113 reforça a importância do engajamento feminino no apoio a causas sociais e no fortalecimento de iniciativas filantrópicas. Com o apoio de mulheres que acreditam na força da coletividade, o Instituto Galo segue ampliando seu alcance e fortalecendo suas ações, reafirmando seu propósito de transformar vidas por meio do esporte, da educação e da cidadania.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Surpresa inesquecível: Everson presenteia pequeno torcedor com sua camisa e transforma sonho em realidade

Um momento inesquecível marcou a vida do jovem Miguel de doze anos, torcedor apaixonado pelo Atlético e fã declarado do goleiro Everson. O Encontro com o Ídolo, ação promovida pelo Instituto Galo, tem como objetivo aproximar jovens e pessoas com deficiência de seus grandes ídolos do Clube.

Visivelmente emocionado, Miguel não conteve a alegria ao conhecer Everson de perto. A reação do garoto comoveu o goleiro do Galo, que fez questão de transformar o encontro em algo ainda mais especial. Ao final, Everson presenteou Miguel com a camisa usada no jogo, acompanhada de uma dedicatória exclusiva ao jovem torcedor.

O gesto arrancou lágrimas e sorrisos de quem acompanhava a cena, especialmente de Hully Carol, mãe de Miguel, que viveu intensamente cada segundo do encontro. Emocionada, ela destacou a importância daquele momento para o filho e para toda a família.

“Foi um momento inesquecível e memorável, ele realizou um grande sonho em conhecer o Everson, a reação do Miguel foi de muita alegria mas ficou sem acreditar, a ficha não caia. Foi em um jogo incrível, conheceu seu ídolo Everson e ainda ganhou uma camisa com dedicatória especial. Claro que a mãe chorou muito. Realizar sonhos é maravilhoso mas de um filho não tem preço, ele já ligou pra família amigos para contar da conquista, e claro se sentindo especial e importante. Estamos com o sentimento de muita gratidão, gratidão a Deus e a todos envolvidos neste sonho.” Afirmou a mãe, visivelmente emocionada.

Além de ser um torcedor apaixonado, Miguel é uma criança com TDAH e TEA, o que torna momentos como esse ainda mais significativos. Vivências e realização de sonhos têm um impacto profundo em seu desenvolvimento emocional e autoestima. Ao receber a camisa de Everson, Miguel ficou extremamente feliz, se sentiu importante e visivelmente emocionado, mesmo sem conseguir acreditar no que estava acontecendo, demonstrou alegria, marcando o encontro como uma lembrança que ficará para sempre em sua memória e na de sua família.

O encontro entre Miguel e Everson reforça a importância de iniciativas que promovem inclusão, empatia e esperança por meio do esporte. A ação do Instituto Galo mostrou que o futebol vai muito além das quatro linhas, sendo capaz de transformar vidas, fortalecer sonhos e criar memórias inesquecíveis para jovens torcedores e suas famílias.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Férias sem tédio: Escalada e skate proporcionam tarde de descobertas para jovens do Instituto Galo

A última quarta-feira (21), foi marcada por muita alegria, aprendizado e emoção para as crianças dos projetos do Complexo Social do Instituto Galo. Em uma ação especial realizada na Arena Riachuelo, os jovens viveram uma tarde diferente da rotina, repleta de atividades esportivas, novas descobertas e momentos que ficarão na memória.

A programação contou com aulas de escalada e skate, ministradas por professores especializados, que acompanharam cada um de forma atenta e responsável. Com orientação técnica e todo o suporte necessário, os jovens puderam experimentar as modalidades com segurança. Para muitos deles, foi a primeira vez em contato com a escalada e o skate, o que tornou a experiência ainda mais especial.

Espero que seja muito legal,, para gente andar muito de skate e escalar bastante“, disse Rafael Faria, jovem do Complexo. Ao ser questionado se estava feliz, ele assentiu.

Ao longo da tarde, o espaço foi tomado por sorrisos, e comemorações a cada conquista, seja ao alcançar o topo da parede de escalada, ganhar alguma competição proposta pelos instrutores ou ao dar os primeiros movimentos sobre o skate. As atividades estimularam a superação de limites, o desenvolvimento da coordenação motora e o equilíbrio.

Não só o skate, mas também a escalada, são esportes que traz o movimento como um todo. E também traz um desafio da criança poder desafiar seus próprios medos, seus objetivos. São esportes que trabalham com a força motora, emocional.”, afirmou Mayara Linhares, professora de escalada da Arena Riachuelo.

Eu achei bem legal, o que eu mais gostei foi a escalada. No início achei fácil, mas depois comecei a achar um pouco difícil por que meus dedos estavam doendo“, disse Bernardo Martins.

Iniciativas como essa são fundamentais para tirar as crianças e adolescentes da rotina e do tédio do período de férias, oferecendo experiências diferentes daquelas vividas no dia a dia. Ao participar de atividades esportivas fora do seu cotidiano, os jovens ampliam seu repertório, fortalecem os vínculos e descobrem novas possibilidades por meio do esporte. A presença de profissionais qualificados garante não apenas a qualidade das aulas, mas também um ambiente seguro, acolhedor e motivador para todos os participantes.

Com ações desse tipo, o Instituto Galo reafirma seu papel como agente de transformação social, criando oportunidades que vão além do lazer e contribuem para o desenvolvimento humano e social das crianças. A tarde vivida na Arena Riachuelo mostrou que proporcionar experiências fora da rotina, especialmente durante as férias, é uma forma eficaz de despertar talentos e transformar realidades.

Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Projeto Escola do Futuro tem programação especial de férias em São Domingos do Prata

Durante o período de férias escolares, o Instituto Galo, por meio do projeto Escola do Futuro, preparou uma programação especial no núcleo de São Domingos do Prata, município localizado na região do Médio Rio Piracicaba, a aproximadamente 150 quilômetros de Belo Horizonte.

Nesta terça-feira (20), a iniciativa proporcionou um dia repleto de diversão, aprendizado e alegria para os jovens do interior de Minas Gerais. Pensada para oferecer entretenimento saudável e fortalecer vínculos sociais, a programação contou com jogos de areia, vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e diversas atividades recreativas.

As ações estimularam o movimento, o trabalho em equipe e a socialização, transformando o período de férias em uma experiência positiva de desenvolvimento e convivência.

“O projeto acrescentou muito ao nosso município. É uma iniciativa social que atende cerca de 100 crianças”, destacou Ronaldo, secretário de Esporte da Prefeitura de São Domingos do Prata.

A atividade reforça o papel do projeto Escola do Futuro como uma importante ferramenta de transformação social, criando oportunidades que vão além do esporte e impactam diretamente a vida dos participantes.

Com foco no desenvolvimento integral, o programa oferece atividades esportivas, oficinas socioeducativas e acompanhamento psicossocial, contribuindo para o crescimento pessoal, emocional e social de crianças e adolescentes.

Ao promover ações como essa durante o recesso escolar, o Instituto Galo reafirma seu compromisso com a proteção, o desenvolvimento e o futuro das novas gerações, utilizando o esporte como instrumento de inclusão, cidadania e esperança.

Este projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, Ministério do Esporte e Governo Federal. Patrocínio da Ambev VOA, Tecnol, Guimarães Construção e apoio da Prefeitura de São Domingos do Prata.

Instituto Galo — O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Reinaldo e Clube dos Imortais celebram aniversário em Missa especial

Para celebrar os dois anos do Clube dos Imortais, foi realizada uma missa neste sábado (10), na Igreja Nossa Senhora Aparecida, ao lado do Complexo Social do Instituto Galo, no entorno da Arena MRV.

Após a celebração religiosa, os convidados foram recepcionados para um coffee break, momento de confraternização reforçando o espírito de união, gratidão e celebração que marca a trajetória do Clube dos Imortais.

A comemoração também foi marcada por uma homenagem especial ao eterno ídolo Reinaldo, que celebra no próximo domingo, 11, seus 69 anos. Um momento de reconhecimento, carinho e gratidão a quem escreveu capítulos inesquecíveis da história do Atlético e segue vivo na memória e no coração da massa atleticana.

“A gente agradece a diretoria, o Instituto Galo que move essa massa dos Imortais, com atividades e essas ações sociais. A gente fica muito feliz de estar sendo acolhidos, e bem recebidos pelo Clube que a gente ama”, afirma Reinaldo, Imortal e ídolo da massa atleticana.

A celebração deste aniversário é, acima de tudo, uma homenagem à história do futebol e a todos os atletas e funcionários que ajudaram a construi-la com amor e dedicação ao Clube. Mais do que uma homenagem, o programa é um compromisso com a memória, o respeito e a gratidão. É a certeza de que quem fez história nunca será esquecido.

Há dois anos, este movimento pioneiro no âmbito esportivo, começou a transformar vidas de ex-atletas e ex-funcionários. O Clube dos Imortais, projeto idealizado pelo Instituto Galo, surgiu com a missão de reconhecer, valorizar e cuidar daqueles que ajudaram a construir a grandiosa história do Clube Atlético Mineiro. Uma iniciativa que vai além da homenagem: é cuidado, respeito e gratidão a quem marcou seu nome de forma eterna.

Criado com o propósito de auxiliar aqueles que fizeram e fazem parte da história do Clube, a iniciativa se transformou em um símbolo de reconhecimento oferecendo benefícios concretos que impactam diretamente a qualidade de vida dos seus integrantes. Entre as iniciativas estão o acesso a planos odontológicos, telemedicina, bolsas de estudo, além de ações voltadas ao bem-estar físico, emocional e social. O Clube dos Imortais celebra pessoas, trajetórias e legados que continuam vivos fora das quatro linhas.

O aniversário de dois anos representa não apenas a consolidação de um projeto inovador e pioneiro no esporte brasileiro, mas também o fortalecimento de uma causa que vai muito além do campo de futebol. Uma causa que reafirma que o futebol não termina no apito final e que os ex-atletas merecem respeito, cuidado e reconhecimento contínuo por tudo o que representaram e ainda representam para o esporte.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Norte de Minas: Instituto Galo transforma sorrisos e leva esperança a Setubinha

O espírito natalino ganhou ainda mais significado em Setubinha, uma pequena cidade do Norte de Minas com pouco mais de 12 mil habitantes. O Instituto Galo percorreu cerca de 500 quilômetros, partindo de Belo Horizonte, para promover uma grande ação social voltada a crianças e famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa levou esperança, carinho e muitos sorrisos a uma das regiões que mais precisam de atenção e solidariedade.

Durante a ação, mais de 400 famílias foram acolhidas com a entrega de quase uma tonelada de alimentos, além de camisas do Instituto e brinquedos, entregues de casa em casa, garantindo que o gesto chegasse diretamente a quem realmente necessita. Ao todo, mais de 1.500 crianças foram presenteadas, transformando o Natal de centenas de lares e proporcionando momentos de alegria e emoção.

Esta foi a terceira visita do Instituto Galo ao Norte de Minas ao longo de 2025. Anteriormente, a instituição esteve nas cidades de São João das Missões, Padre Paraíso, São João da Ponte e Bonito de Minas.

Os brinquedos distribuídos foram doados pela instituição Cartão de Todos, parceria fundamental para a realização da ação. A colaboração reforça a importância da união entre instituições comprometidas com o impacto social.

Para o Instituto Galo, a iniciativa vai além da entrega de presentes. A ação simboliza cuidado, atenção e respeito, reafirmando o compromisso da instituição com projetos que promovem dignidade, inclusão e esperança, especialmente em datas tão simbólicas como o Natal.

Com ações como essa, o Instituto Galo segue ampliando seu alcance social e mostrando que, por meio da solidariedade, é possível transformar realidades e construir um futuro mais humano e justo.

Instituto Galo — O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Recorde de público: Encerramento do Galo Doido Noel reúne emoção, solidariedade e milhares de pessoas na Arena MRV

O dia de encerramento do Galo Doido Noel foi marcado por uma atmosfera especial de alegria, acolhimento e emoção, reafirmando a iniciativa como o maior evento natalino realizado por um clube de futebol. Ao longo de quatro dias, a esplanada da Arena MRV recebeu mais de 20 mil pessoas, que celebraram o Natal em um ambiente repleto de atividades, sorrisos e momentos que ficarão na memória de todos que passaram pelo local.

Um dos momentos mais marcantes da programação final foi a visita dos idosos acolhidos pela nossa parceira Associação dos Protetores das Pessoas Carentes (ASSOPOC), do município de Crucilândia. A presença deles deu ainda mais significado ao encerramento, simbolizando cuidado, respeito e valorização da pessoa idosa.

A programação contou também com apresentações especiais. O show de mágica, conduzido de forma envolvente e surpreendente, encantou crianças, adultos e idosos, despertando risos, aplausos e olhares atentos a cada detalhe. Em seguida, o público se emocionou com o espetáculo musical apresentado pela Banda da Guarda Municipal, que abrilhantou ainda mais a celebração.

Com atrações pensadas para todas as idades, o Galo Doido Noel se consolidou como um espaço de lazer, convivência e celebração do espírito natalino. Assim se encerra mais uma edição do evento, deixando um legado de alegria, inclusão e compromisso social — uma iniciativa que transforma o Natal em um momento de união, esperança e felicidade compartilhada, fortalecendo laços e reafirmando que ações como essa fazem a diferença na vida das pessoas e na construção de uma sociedade mais humana e solidária.

Instituto Galo — O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Concerto natalino do Projeto Musical emociona público na Arena MRV

O clima de Natal tomou conta do público durante o Concerto de Natal do Projeto Musical do Instituto Galo, realizado em uma noite marcada por emoção, sensibilidade e muitos aplausos. A apresentação reuniu familiares, convidados, que acompanharam de perto um espetáculo repleto de significado e talento.

Do início ao fim, o concerto arrancou salvas de palmas e emocionou todo o público. Cada música foi recebida com entusiasmo e atenção, refletindo o envolvimento e a dedicação dos alunos do projeto que mostraram evolução, disciplina e amor pela música.

Canções tradicionais como Noite Feliz, Hallelujah e Jingle Bell Rock trouxeram a essência natalina e momentos de reflexão, enquanto Leãozinho acrescentou leveza e alegria à apresentação. Encerrando a noite de forma vibrante e simbólica, o clássico Hino do Galo uniu vozes e corações, sendo cantado com emoção e orgulho.

“Estamos fechando nosso ano, com muita alegria. Um ano lindo de muito trabalho, dedicação dos alunos, de muito emprenho. E o resultado disso, foi esse dia lindo, hoje essa apresentação. O projeto musical é algo que acrescenta tanto na vida dessas crianças”, afirmou Daniele Alves, professora de viola do Projeto Musical.

Mais do que uma apresentação musical, o concerto representou o propósito do Instituto Galo: transformar vidas por meio da arte, da cultura e da educação. A noite ficará marcada na memória de todos como um verdadeiro encontro de talentos, sonhos e sentimentos, celebrando o Natal com música, esperança e união.

O Projeto Musical do Instituto Galo é apresentado pelo Ministério da Cultura, Minerita, Geosol e Lolfatto.

Instituto Galo — O maior projeto social do futebol da América Latina.

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?