O amor pelo Galo atravessa fronteiras e chega onde a paixão alvinegra está presente. O Instituto Galo levou uma dose especial de alegria para Funilândia, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, com uma programação que reuniu crianças, adolescentes e usuários da APAE em um dia marcado por emoção, sorrisos e muita celebração.
O grande protagonista da visita foi o Galo Doido, que fez a festa nas escolas e instituições da cidade. Além do encontro com o mascote, o Instituto Galo realizou a entrega de kits com blusas e copos para as escolas participantes e distribuiu brindes para os usuários da APAE.
A primeira parada foi no Centro Municipal de Educação Infantil (CEMEI) Chapeuzinho Vermelho, que recebeu a visita do mascote junto aos alunos da Educação Infantil, com crianças de 2 a 6 anos. No mesmo local, a Escola Municipal Sagrado Coração de Jesus também participou da ação, reunindo estudantes do Ensino Fundamental.
A presença do mascote mais amado do Brasil transformou a rotina dos alunos em um momento de muita animação. Para muitos, foi a oportunidade de ver de perto um dos maiores símbolos do Clube Atlético Mineiro.
“É muito importante, porque tem gente do interior que não consegue ir para fora para poder ver o Galo pessoalmente. É muito bom vocês trazerem o Galo para cá para a gente poder ver”, contou Mikaele Heloiza, aluna da Escola Estadual Aluísio Ferreira de Souza.
Com alunos dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio, a escola foi mais um ponto de encontro entre a comunidade e o mascote alvinegro.
A programação também chegou à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) – Centro Dia de Funilândia, onde usuários participaram de um momento especial de interação, música e diversão. Joice, uma das participantes da ação, falou sobre a emoção de receber o presente e viver a experiência ao lado dos amigos.
“É emocionante demais. Nós gritamos, dançamos. Com meus amigos da APAE e do Galo. Olha esse copão bonitão. Te amo, Galo!”, celebrou.
A visita foi viabilizada pelo Projeto Jovens de Ouro, da Escolinha de Futebol Floresta Esporte Clube, iniciativa que atende cerca de 150 atletas, entre 6 e 17 anos, todos moradores da cidade. O projeto “Se tem escola, tem bola” trabalha o esporte como ferramenta de formação cidadã.
Para a presidente da iniciativa, Elizângela Coelho, a parceria representa uma oportunidade de levar valores que vão além do futebol.
“O esporte é vinculado à formação do cidadão, do cidadão do bem. O Instituto Galo veio fazer o que muitos times esportivos deveriam fazer: incentivar a cidadania”, destacou.
Segundo ela, momentos como esse ficam marcados na memória dos participantes. “Essas crianças vão levar isso para o resto da vida. É uma lembrança positiva do que é o esporte, do que é ser uma boa pessoa e um bom cidadão dentro da comunidade”, afirmou.
A ação em Funilândia reforça o compromisso do Instituto Galo em aproximar o Clube de diferentes comunidades, levando não apenas a presença do Galo Doido, mas também experiências de conexão, inclusão e pertencimento.
Porque, onde existe uma história de amor pelo Atlético, existe também espaço para o Galo chegar.
Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina.
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

