Complexo social do Instituto Galo recebe festival esportivo do Escola do Futuro

O segundo festival esportivo do Escola do Futuro do Complexo Social do Instituto Galo foi realizado com muita animação na tarde deste sábado (13). Mais de 80 alunos acolhidos pelo projeto compareceram ao torneio de futebol de salão que uniu respeito e inclusão. Meninos e meninas aproveitaram para se divertirem com amigos e familiares, que em grande presença, também prestigiaram o evento.

Histórias das mais diversas são encontradas em cada um dos participantes que utilizam o espaço inaugurado ainda neste ano. Parceiro do Instituto Galo, o Instituto Marina Flávio Guimarães esteve presente, representando por Fernanda e Bárbara, coordenadoras, que realçaram a força do Escola do Futuro em proporcionar momentos de celebração e festividade para as crianças.

“Nós ficamos extremamente felizes de representar essas crianças e poder apoiar um projeto tão significativo. Os moradores do entorno da Arena MRV têm um grande aliado social, que é o Instituto Galo, e sabendo disso, podemos agregar em todas as iniciativas. Cada vez mais certos de que o caminho a seguir é exatamente esse” disse Fernanda.

O Instituto Marina Flávio Guimarães seguirá sendo parceiro no projeto realizado no Complexo social do Instituto Galo por mais um ano. A solidariedade é um ingrediente sempre presente e o Instituto Galo oferta além de acolhimento, oportunidades e desenvolvimento em diferentes aéreas do crescimento destas crianças.

O Escola do Futuro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano através das práticas esportivas e das oficinas socioeducativas. Um dos pilares para a abordagem com os alunos entre 7 e 17 anos de idade é o acompanhamento psicossocial – reforçando a importância do trabalho desenvolvido na transformação de vidas. Por fim, mas não menos importante, o projeto disponibiliza uniforme e kit completo para as práticas esportivas.

O Instituto Galo e seus parceiros seguem trabalhando para garantir que essas crianças continuem sendo protagonistas de suas próprias histórias.

Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, Ministério do Esporte e Governo Federal. Patrocínio do Instituto Marina e Flávio Guimarães, Grupo BMG, CSN, Banco Master, Inter, Gerdau e apoio da Paróquia Santa Maria Mãe de Misericórdia

Projeto parceiro do Instituto Galo que acelera fila de cirurgias de escoliose do SUS convive com desafios

O Mude a Curva é um projeto social que acelera filas de cirurgias de escoliose por meio de mutirões estruturados e gratuitos. A iniciativa reúne centenas de profissionais da saúde para devolver qualidade de vida a pessoas com limitações físicas que aguardavam atendimento. Com atuações em várias regiões do país, o movimento transforma realidades ao oferecer cuidado, acolhimento e autonomia aos pacientes.

A situação, contudo, é desafiadora além da responsabilidade de devolver uma luz ao fim do túnel para os acometidos pela má formação. Isso porque alguns obstáculos como a insuficiência de materiais, além da organização estrutural, impedem um melhor desenvolvimento em cada mutirão. Juliano Rodrigues é cirurgião e um dos fundadores da ideia, e comentou sobre a inviabilidade de progredir em quesitos básicos em prol dos acolhidos.

A maior dificuldade está relacionada à falta de insumos e estrutura adequada. Apesar de contarmos com o apoio de empresas parceiras, como a gigantes empresas mundiais do setor, que doam instrumentais e materiais, ainda existem períodos em que a disponibilidade de alguns itens é limitada. Isso nos obriga a ter que buscar soluções alternativas, que nem sempre são ideais para garantir o alcance e impacto desejados“, relatou Juliano, um dos idealizadores do projeto.

Ainda assim, os motivos são de celebração pelas vidas transformadas. Fernando Herrera também é médico-cirurgião e alega problemas que emperram o progresso das ações ao redor do Brasil. Ele também ressalta sobre as últimas operações em Belo Horizonte — em meados de novembro, quando 20 pessoas tiveram a oportunidade de serem auxiliadas e terem uma vida mais digna.

Além dos insumos, outro desafio é encontrar hospitais que aceitem realizar os mutirões. Muitos hospitais têm limitações em termos de leitos, UTIs, recursos e, em alguns casos, falta de incentivos para atender a esse tipo de iniciativa. Apesar disso, temos conseguido formar parcerias sólidas, como a do Hospital São Francisco, em Belo Horizonte, onde realizamos os maiores mutirões de escoliose do estado“, apontou Fernando Herrera

Ao longo de suas edições, o Mude a Curva já avaliou milhares de pacientes e realizou centenas de cirurgias que marcaram mudanças profundas na vida das famílias atendidas. O projeto também promove formação humana e prática para estudantes e profissionais da saúde, que vivenciam o impacto direto da medicina solidária. Cada mutirão consolida a missão do movimento: entregar saúde, esperança e novas possibilidades de vida para quem mais precisa.

O programa se destaca pela estrutura integrada que envolve desde o preparo pré-operatório até o acompanhamento pós cirúrgico dos pacientes. A atuação multidisciplinar garante mais segurança, confiança e eficiência em cada etapa do processo. Reafirmando assim o compromisso de oferecer saúde com responsabilidade, humanização e impacto social real.

Instituto Galo — O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Forte, Vingador e Solidário: relembre as principais ações do Instituto Galo em 2025

O Instituto Galo encerra mais um ano de humanidade e solidariedade para os que mais precisam de ajuda. A iniciativa filantrópica que em 2024 impactou mais de 200 mil pessoas esteve em todos os cantos de Minas Gerais, ultrapassou as fronteiras do estado e foi além: impactou vidas no Paraguai, assinando mais uma marca histórica em busca de uma sociedade cada vez mais justa. Dentre tantos feitos dentro destes últimos 12 meses, traremos neste conteúdo, e nas próximas duas semanas, um compilado de ações que abrilhantaram a vida de crianças, jovens, adultos e idosos, que compartilham do sentimento em preto e branco —ou não, para elucidar cada passo dado com muito carinho e cuidado do maior projeto social do Futebol da América Latina.

Antes mesmo da primeira semana de janeiro chegar ao fim, iniciou-se o ‘Quebrando Fronteiras’; um projeto que oferta a adolescentes e jovens moradores do entorno da Arena MRV, de forma gratuita, aulas da língua inglesa, em parceria com a American English Academy. Um programa didático e intitulado em 60 passos, aprendendo pilares do idioma que hoje rege o planeta. Um passo além para o futuro de uma geração que tem em mãos uma oportunidade única em suas vidas.

Ainda assim, uma atitude que se estendeu por todo o ano começaria ainda em 22 de janeiro: o Instituto Galo doou 1000 ingressos gratuitos para o primeiro compromisso do Atlético e, Belo Horizonte, nesta temporada. Atleticanos que residem próximos a Casa do Galo assistiram o pontapé da equipe alvinegra no Mineirão e estiveram cada vez mais perto do clube do coração. A mesma ação, no entanto, se estendeu para as partidas também na Arena MRV, diante de Juventude, pelo Campeonato Brasileiro, e Grêmio — este pela finalíssima do Brasileirão Sub-17, quando o Galinho sagrou-se campeão nacional.

O ano somente estava começando e o Instituto Galo seguia na linha de frente pela Massa e pelos que mais precisam: Luis Philipe, deficiente visual, é fã de carteirinha do nosso ídolo Guilherme Arana, e através de um vídeo publicado em nas redes sociais, alcançou o projeto. O jovem atleticano de 18 anos afirmou que conhecer o lateral-esquerdo foi motivo de reconstrção em sua vida, e na de sua família, como contou a mãe: “Não tenho palavras para falar o quanto isso era um sonho dele, e um sonho nosso, da família. Vivemos os sonhos deles, e a emoção que nós sentimos naquele momento foi inexplicável“.

A presença do Atlético e do Instituto Galo no bairro Califórnia trouxe diversos benefícios à comunidade que ali vive. Inaugurou-se, próximo da Arena MRV, o Complexo Social que hoje abrange diversos programas de iniciação social como o Escola do Futuro, o Projeto Musical e o Quebrando Fronteiras, como mencionado anteriormente.  O Galo Doido, acompanhado de Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, e de Sérgio Coelho, presidente do Atlético, abriu as portas da nossa “segunda casa”, como disse a mandatária do projeto.

Os primeiros passos de 2025 mostram que o Instituto Galo segue fiel ao seu propósito de alcançar quem mais precisa com acolhimento, oportunidade e transformação. Logo nos primeiros meses, as ações puderam proporcionar esperança e harmonia aos impactados, sejam eles por motivos de saúde ou até de inclusão social. Sabendo da responsabilidade que o Instituto Galo tem em ser suporte para essas pessoas, a consciência era, naquele momento, de que seria um ano desafiador, mas de muitas realizações e momentos eternizados nas vidas daqueles que precisam da filantropia.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Edital de Convocação para Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária do Instituto Galo

IG – Edital de Convocação – Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária

A Diretora Presidente do Instituto Galo, no uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 34, Inciso III, e em observância ao Artigo 26, Parágrafo Primeiro e Artigo 27, de seu Estatuto Social, convoca os(as) Associados(as) do Instituto Galo para uma Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária a se realizar de forma semipresencial no dia 18 (dezoito) de dezembro de 2025, quinta-feira, com participação presencial no Edifício Sede do Clube Atlético Mineiro, localizado na Avenida Olegário Maciel, n° 1.516, Bairro de Lourdes, no Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, CEP: 30.180-112 e remota, por meio da plataforma digital Microsoft Teams, mediante acesso ao endereço do link:

Acesse por aqui.

Em primeira convocação, às 17h30min (dezessete horas e trinta minutos), com a presença da maioria simples dos associados, ou em segunda chamada, no mesmo local, às 18h30min (dezoito horas e trinta minutos), podendo ser instalada a Assembleia com número mínimo de 05 (cinco) dos associados. Na oportunidade, os(as) associados(as) reunir-se-ão com a finalidade de:

Em Assembleia Geral Ordinária:

(i) Deliberar acerca da tomada de contas dos diretores relativamente ao exercício de 2024, bem como, examinar, discutir e votar os balanços e relatórios relativos ao exercício social encerrado em 31 de dezembro de 2024;

Em Assembleia Geral Extraordinária:

  1. (i)  Deliberar pela alteração do endereço sede do Instituto Galo;
  2. (ii)  Deliberar sobre inclusão de disposição no Estatuto Social;
  3. (iii)  Deliberar sobre a extinção da filial de Vespasiano.

Instruções Gerais:

1. O quórum de instalação da Assembleia Geral Ordinária e Extraordinária em primeira convocação será de metade mais um dos Associados. Em segunda convocação, a Assembleia instalar-se-á com número mínimo de 05 (cinco) Associados.
2. Para que o voto seja considerado válido, bastará o seu proferimento durante a videoconferência, verbalmente ou através do chat da plataforma digital, sem necessidade de confirmação por escrito.

Belo Horizonte, MG, 04 de dezembro de 2025.

MARIA ALICE MELO COELHO

page1image66611776

Diretora Presidente

Convocação para Eleição do Conselho Fiscal e do Conselho de Ética

IG – Edital de Convocação – RCD (Dezembro)

A Diretora Presidente do Instituto Galo, no uso de suas atribuições que lhe confere o artigo 34, Inciso III, e em observância ao Artigo 26, Parágrafo Primeiro e Artigo 27, de seu Estatuto Social, convoca os Conselheiros do Instituto Galo para uma Reunião dos Conselheiros Deliberativos a se realizar de forma semipresencial no dia 18 (dezoito) de dezembro de 2025, quinta-feira, com participação presencial no Edifício Sede do Clube Atlético Mineiro, localizado na Avenida Olegário Maciel, n° 1.516, Bairro de Lourdes, no Município de Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, CEP: 30.180-112 e remota, por meio da plataforma digital Microsoft Teams, mediante acesso ao endereço do link:

Acesse aqui.

Em primeira convocação, às 17h30min (dezessete horas e trinta minutos), com a presença da maioria simples dos associados votantes, quais sejam os Associados(as) Conselheiros(as) e Associado Fundador, ou em segunda chamada, no mesmo local, às 18h30min (dezoito horas e trinta minutos), podendo ser instalada a Reunião dos Conselheiros Deliberativos com número mínimo de 05 (cinco) dos associados votantes. Na oportunidade, os(as) associados(as) reunir-se-ão com a finalidade de:

  1. (i)  Tomar ciência da renúncia de Conselheiros Fiscais e proceder à eleição dos membros do Conselho Fiscal;
  2. (ii)  Tomar ciência da renúncia de Conselheiro de Ética e eleição de Conselheiro de Ética;

Instruções Gerais:

1. O quórum de instalação da Reunião dos Conselheiros Deliberativos Geral Ordinária e Extraordinária em primeira convocação será de metade mais um dos Associados. Em segunda convocação, a Reunião dos Conselheiros Deliberativos instalar-se-á com número mínimo de 05 (cinco) Associados.

2. Para que o voto seja considerado válido, bastará o seu proferimento durante a videoconferência, verbalmente ou através do chat da plataforma digital, sem necessidade de confirmação por escrito.

Belo Horizonte, MG, 04 de dezembro de 2025.

MARIA ALICE MELO COELHO

Diretora Presidente

page1image67048736

Clube das 113 visita projeto em comunidade carente de Belo Horizonte

Na manhã desta quarta-feira (10), integrantes do Clube das 113 — mulheres empreendedoras que ajudam a financiar ações sociais do Instituto Galo — estiveram no Recanto do Menor, projeto que visa promover o desenvolvimento integral e a inclusão social de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade, na Vila Monte São José, região Centro-Sul de Belo Horizonte. Uma sessão solene foi celebrada com a presença de 41 crianças e adolescentes, entre seis e 18 anos, que são acolhidos no local.

Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo, visitou, junto às colaboradoras do Clube das 113, as instalações do Recanto do Menor. A arrecadação mensal, no valor de R$ 313,00 por participante, representa cerca de 50% dos recursos destinados à Juventude do Recanto, projeto que integra o Recanto do Menor. A presidente comentou sobre a felicidade de poder ver de perto uma associação filantrópica cada vez mais estruturada e testemunhar os resultados desse trabalho beneficiando centenas de crianças.

MARIA ALICE COELHO – PRESIDENTE DO INSTITUTO GALO

O Instituto Galo fica muito feliz de fazer essa parceria com o Recanto do Menor e o Recanto da Juventude, uma instituição maravilhosa que ajuda essas crianças carentes a terem acesso à alimentação e à diversão. Agradecemos também às mulheres do Clube das 113, grandes parceiras nessa empreitada de ajudar nessa iniciativa

NATASHA RIBEIRO – COORDENADORA GERAL DO RECANTO DO MENOR

Um evento que virou tradição aqui no Natal do Recanto do Menor. Fazemos essa missa para agradecer a Deus e aos parceiros, como o Instituto Galo, que nos auxilia e muito através do Clube das 113. O padre que, inclusive, celebrou a missa foi um dos fundadores, deixando ainda mais simbólico esse dia festivo

O Recanto do Menor nasceu com o propósito de oferecer conforto e segurança aos pequenos moradores em situação de vulnerabilidade social. Ao todo, são 234 crianças e adolescentes assistidos. O Instituto Galo participa diretamente de projetos que buscam garantir uma melhor qualidade de vida àqueles que mais precisam. Dessa forma, Renata Muzzi e Patrícia Muzzi, também integrantes do Clube das 113, agradeceram o convite para participar da celebração, que contou ainda com uma belíssima apresentação das crianças.

Estamos muito empolgadas e gratas por estarmos aqui, fazendo parte deste momento ao lado dessas crianças maravilhosas. Acompanhar de perto um trabalho exemplar em uma área carente, voltado para famílias que precisam de auxílio, é especial. Seguimos cada vez mais motivadas a ser amparo e ir além, para que tenhamos um mundo mais justo”, agradeceu Patrícia.

Eu fico extremamente feliz em participar, em estar aqui vendo tudo isso acontecer, com tanta qualidade e carinho para esses meninos e meninas que podem ser ajudados. A intenção é fazer com que a oportunidade chegue a todos eles. Saber que podemos proporcionar isso — e realmente fazer acontecer — é gratificante”, comentou Renata.

O Recanto do Menor é um exemplo de modelo a seguir. O trabalho continua, sempre guiado pela responsabilidade social e pela certeza de que cuidar do próximo é o caminho para um futuro mais digno. A consciência de estender a mão aos mais afetados reforça a convicção de que o Instituto Galo pode impactar ainda mais pessoas, onde quer que esteja.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Clube dos Imortais: Instituto Galo homenageia o torcedor histórico Sr. Laerte

O Instituto Galo realizou, na tarde deste domingo (7), uma homenagem especial ao Sr. Laerte José Balbino, de 85 anos, reconhecido como um dos torcedores mais tradicionais e emblemáticos da história do Clube Atlético Mineiro. A cerimônia aconteceu no camarote presidencial da Arena MRV, minutos antes da partida entre Atlético x Vasco.

Morador de Pedro Leopoldo, Seu Laerte se tornou, ao longo de décadas, um símbolo da verdadeira paixão alvinegra. Há mais de 30 anos, ele acompanha de perto o dia a dia do clube, marcando presença constante em embarques, desembarques, treinos, jogos e eventos. Sua dedicação o transformou em um patrimônio afetivo da Massa Atleticana, admirado por torcedores, jogadores e profissionais que convivem com ele na rotina do Galo.

A homenagem marca sua oficialização como torcedor histórico e novo membro do Clube dos Imortais, grupo que reconhece atleticanos que representam a essência, a tradição e o espírito do clube. Durante a celebração, o Instituto Galo entregou a ele uma camisa especial, além de presentear seu neto, Pedro, que o acompanhou na solenidade.

O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, destacou a importância do novo homenageado para a identidade do clube:
“É um grande reforço para o Clube dos Imortais. Cinco da manhã, a gente chegando das viagens, o Sr. Laerte está lá esperando; vamos embarcar meia-noite e ele está lá para nos dar boa sorte. É um atleticano raiz que nos inspira muito. A dedicação dele com o Atlético é muito grande e a gente fica muito feliz de recebê-lo no Clube dos Imortais. Um torcedor emblemático e um patrimônio da Massa Atleticana.”

Emocionado, Laerte resumiu o momento com simplicidade e paixão:
“O coração tá arrebentando aqui. O Galo é minha vida. É minha família e o Galo.”

A paixão de Seu Laerte pelo Atlético atravessa fronteiras. Recentemente, ele esteve no Paraguai para acompanhar a final da Copa Sul-Americana e, no ano passado, viajou à Argentina para apoiar o Galo na final da Copa Libertadores. Exemplos que reforçam sua devoção incondicional ao clube.

A presença emocionada do Sr. Laerte nesta tarde sintetiza o que significa ser atleticano: fé inabalável, tradição e amor eterno pelo Galo.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Em tempo de renovação, Rio Bonito do Iguaçu recebe Galo Doido na Escola Furacão

Esperança: a palavra que resume a presença do Instituto Galo nos últimos dois dias em Rio Bonito do Iguaçu, Em seis de novembro, a cidade no interior do Paraná foi atingida por um tornado jamais visto em território brasileiro nas últimas três décadas. Com mais de 13 toneladas de alimentos, além de um espírito animador e reluzente, o mascote mais querido do Brasil ainda transformou a manhã e tarde de mais de 100 meninos e meninas da Escola Furacão.

A iniciativa do Athletico-PR tem como objetivo dar maior amparo a crianças do interior e proporcionar um contato maior com o futebol, enraizando a cultura do clube rubro-negro. Isso vai de encontro com o Instituto Galo, que fornece diversas atividades aos alunos da Escola do Futuro – que trabalha com três pilares: a prática esportiva, oficinas socioeducativas e acompanhamento psicológico. Ainda assim, a visita se tornou ainda mais especial, sabendo do enfraquecimento emocional que essas crianças ainda passam, mesmo após a catástrofe natural, que desalojou esmagadora maioria dos que estavam presente no Campo do Aerbi.

O carinho de todos com o Galo Doido foi o reflexo de uma população entregue à qualquer tipo de reciprocidade. Mesmo atravessando um momento delicado e, ainda tentando se reconstruir, retribuíram todo o amor e a solidariedade que o Instituto Galo carregou na bagagem até a cidade que está há mais de 1400 quilômetros de Belo Horizonte. Mais uma ação que evidencia o quanto o social pode fazer a diferença em todos os propósitos que o maior projeto social do futebol da América Latina tem como compromisso.

Fica a nossa gratidão de vocês terem se deslocado de tão longe para nos fortalecer ainda mais com alimentos, extremamente necessários, e o carinho do povo mineiro. O Athletico-PR, Rio Bonito do Iguaçu e todo o estado do Paraná agradece ao Instituto Galo e ao Clube Atlético Mineiro pela atitude de humanidade pura. Ficamos mais que honrados e com a certeza de que toda ajuda será bem-vinda ao nosso município“, disse Bruno Medeiros, coordenador da Escola Furacão em Rio Bonito.

O Atlético é o primeiro clube – sendo representado pelo Instituto Galo, a estar presente em Rio Bonito do Iguaçu. Romper fronteiras e criar momentos de emoção para crianças, adultos e idosos, independentes das cores da camisa, são formas de instaurar em todas as nossas visitas a verdadeira missão social e solidária. Ato que é motivo de orgulho e abrilhanta o único clube de Minas Gerais que atua no terceiro setor.

Em maio de 2025, o Instituto Galo também andou lado a lado de clubes do sul do país: o Grêmio, e o Internacional. Nas enchentes que assolaram todo o estado do Rio Grande do Sul, o braço direito e social do Atlético acumulou números expressivos que entrelaçaram, com muita efervescência, as relações entre os mineiros e os gaúchos. O projeto filantrópico do Galo está atento às situações de vulnerabilidade e não foi diferente, desta vez, com todos os cidadãos paranaenses.

O Instituto Galo impacta, por ano, mais de 200 mil pessoas e segue buscando ser cada vez mais presente na vida dos que apresentam certa necessidade. Ressalta-se, a cada viagem, nosso intuito em colaborar para uma sociedade mais justa e digna de compaixão e fraternidade. Juntos, podemos mudar a história dos que podem contar com a iniciativa referência em Minas Gerais, no Brasil e ao redor do mundo.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Cinema na Arena MRV reúne comunidade em tarde especial com Instituto Galo e Cine Sesc

Arena MRV vai se transformar em uma grande sala de cinema na próxima sexta-feira, 5, em mais uma ação cultural promovida pelo Instituto Galo em parceria com o Sesc. As sessões fazem parte do projeto Cine Sesc, que tem como objetivo aproximar famílias, jovens e crianças do universo audiovisual, oferecendo acesso gratuito a obras brasileiras.

As sessões acontecerão ás 14h, 15h30 e 17h na sala de imprensa da Arena MRV. O filme escolhido para esta edição, PEQUENOS GUERREIROS, tem direção de Bárbara Cariry e classificação livre, sendo ideal para públicos de todas as idades.

A obra conta a história de Dona Maria e Cosme, um casal que decide viajar até a cidade de Barbalha, no Ceará, para pagar uma promessa. A jornada se torna ainda mais especial quando eles são acompanhados pelo filho Benedito e pelos sobrinhos Bruna e Matheuzinho. Ao longo da viagem, as crianças exploram as paisagens do sertão, aprendem sobre tradições locais e vivem uma aventura que fortalece seus laços e marca suas vidas para sempre.

A iniciativa reforça o compromisso do Instituto Galo em ampliar o acesso à cultura, ocupando a Arena MRV com atividades que unem educação, arte e convivência. Os participantes viverão uma tarde especial, com entrada gratuita.

Para acessar o formulário de inscrição clique aqui.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Chocante: Instituto Galo chega a Rio Bonito e presencia estragos causados pelo tornado

Após 1.300 quilômetros de viagem, o Instituto Galo chegou a Rio Bonito do Iguaçu para amparar o povo paranaense, atingido há menos de um mês por um tornado que deixou seis mortos. Além disso, outros mil cidadãos foram desalojados e ainda buscam ajuda para reconstruir tudo aquilo que foi devastado. Estima-se que 750 habitantes, dos mais de 15 mil rio-bonitenses, tenham sido feridos pelas agressivas ventanias que atordoaram o interior do estado.

Nesta quinta-feira (4), o Instituto Galo fará o repasse de mais de 13 toneladas de alimentos arrecadados nas últimas semanas em parceria com o Clube Atlético Mineiro. A entrega tornou-se possível graças às contribuições obtidas durante a exibição da decisão da Sul-Americana, ocorrida na Esplanada da Arena MRV, além do apoio da Nenety Eventos e do programa SESC Mesa Brasil.

Além da entrega dos alimentos, o Instituto Galo aproveitará a passagem pelo sul do país para visitar o Campo do Aerbi, onde cerca de 200 alunos da Escola de Futebol do Furacão — iniciativa do Club Athletico Paranaense que, além da prática esportiva, visa estímulo, inclusão, desenvolvimento humano, diversidade e uma vida saudável, afastando jovens das drogas e da criminalidade — participam das atividades. Com o objetivo de oferecer uma enorme gama de esperança às crianças e, principalmente, ao município como um todo, o Galo Doido estará presente em uma ação emocionante. O mascote mais querido do país dispõe de uma didática eminente e generosa, transmitindo solidariedade àqueles que passam por uma situação de total vulnerabilidade social.

Bruno Medeiros, educador físico e colaborador do projeto rubro-negro em Rio Bonito do Iguaçu, trata com muito carinho a visita do Instituto Galo à sua cidade, assolada pela tragédia:

“Agradecemos ao Instituto Galo por vir até aqui e se mobilizar pelo que passamos. É o primeiro clube que nos visita e traz mantimentos de forma tão alentadora e carinhosa. A presença do Galo Doido é muito importante, porque vocês proporcionam algo que eles só veem pela televisão. Depois de tudo que passamos, é com certeza uma oportunidade para levar um pouco de alegria a essas crianças e adolescentes entre 6 e 16 anos. Isso nos dá um ar de esperança, por toda a empatia e consideração que tiveram por nós. Faz com que pensemos em uma reconstrução e em um futuro para Rio Bonito do Iguaçu. Passamos a nos motivar novamente para ter o lar que sempre sonhamos”, relatou Bruno.

Além do momento proposto às crianças da Escola Furacão, o Instituto Galo também visitará uma instituição escolar e outra de cuidados para idosos, estendendo suas fronteiras de solidariedade. O intuito da visita ao interior do Paraná é transformar mais vidas que, em um breve momento, tiveram seus pertences e sonhos sombreados, mas que, com a ajuda incessante do projeto social que impacta 200 mil pessoas por ano, podem voltar a mirar um futuro esperançoso.

“O intuito do Instituto Galo é promover solidariedade por meio dos alimentos arrecadados em todos os jogos, mostrando que o futebol vai além das quatro linhas e tem o poder de transformar vidas. O propósito é ajudar aqueles que mais precisam, independentemente da situação. Os alimentos servem de apoio às pessoas afetadas por catástrofes naturais, reforçando a solidariedade e a compaixão pelo próximo. O Galo Doido leva alegria e esperança — e é esse brilho que esperamos ver nos olhos de cada criança que, infelizmente, não tem tanto acesso ao universo do futebol.”

O ato ainda se estende a Laranjeiras do Sul (PR), município vizinho que também foi afetado pelo tornado. A cidade, localizada a aproximadamente 20 quilômetros, vem auxiliando o povo de Rio Bonito do Iguaçu em atividades básicas e, principalmente, na oferta de estrutura. O ginásio poliesportivo totalmente destruído hoje é substituído em Laranjeiras, que passou a comportar ambas as populações.

A presença do Instituto Galo no Paraná reforça o compromisso do clube com a responsabilidade social e o cuidado ao próximo. Em um momento em que tantas famílias ainda lidam com perdas profundas, cada gesto de solidariedade se transforma em combustível para reerguer histórias, resgatar esperanças e reacender sonhos. Mais do que doações, é afeto, presença e humanidade que conectam o futebol à vida real e mostram que, juntos, é possível reconstruir não apenas estruturas, mas também a confiança de um povo que segue em busca de dias melhores.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?