‘Estou roxa de saudade do tio Hulk’: frase de criança transforma Encontro com Ídolo em momento inesquecível

A  noite desta quarta-feira (18) já parecia perfeita para a torcida do Galo. Dentro de campo, vitória sobre o São Paulo, mas o que aconteceu depois do apito final na Arena MRV transformou uma simples noite de futebol em um espetáculo de emoção que marcou todos os presentes, mais uma edição emocionante e inesquecível do Encontro com ídolo.

Entre olhares ansiosos e corações acelerados, cinco pequenos torcedores finalmente ficaram cara a cara com aqueles que, até então, só existiam na televisão ou vistos das arquibancadas. O encontro rapidamente se transformou em uma troca genuína de carinho, com abraços apertados e sorrisos sinceros  que diziam mais do que qualquer palavra.

Uma das histórias que mais chamaram atenção foi a do jovem Lucas. Atleticano apaixonado, ele carregava consigo um cartaz simples, mas cheio de significado. Nele, uma declaração direta ao seu grande ídolo Bernard. Mais do que demonstrar admiração, o menino fez um pedido especial, ganhar uma camisa do jogador.

O gesto poderia passar despercebido em meio a tantos momentos, mas não passou. O olhar atento, a conexão imediata e a resposta do ídolo transformaram aquele instante em algo inesquecível. Lucas saiu dali não apenas com um sorriso no rosto, mas com uma memória que levará para o resto da vida.

“Gosto muito do Bernard, quero uma camisa do Bernard. Gosto bastante dele, ele é um jogador muito veloz, ele faz muitos gols, muito bom. Ele foi uma substituição importante no jogo de hoje, e também na Libertadores de 2013. ‘Bernard, te amo muito, quero sua camisa'” disse Lucas Gabriel, jovem que levou o cartaz.

Se a história dele já era emocionante, o que veio em seguida tocou ainda mais fundo. A pequena Sara protagonizou uma das cenas mais marcantes da noite. Fã declarada de Hulk, ela não conseguiu esconder a emoção ao ver o atacante se aproximando.

O brilho nos olhos da criança, misturado com a timidez e a felicidade, traduziu um sentimento puro, daqueles que só o futebol é capaz de proporcionar. Quando finalmente esteve diante do ídolo, Sara viveu o momento que tantas vezes imaginou. Segundo a mãe da menina, aquela paixão já fazia parte do cotidiano da família.

“Ela é apaixonada com o Hulk, tudo dela é Hulk, celular o dia todo vendo jogos dele. Vivia falando ‘Mamãe, eu estou roxa de saudade do tio Hulk’. Falando que ele é lindo, maravilhoso, perfeito, ele é tudo para ela. E eu estou muito emocionada, essa oportunidade que o Instituto Galo nos deu de poder viver esse momento e ver ela hoje realizando esse sonho, é algo que não tem preço.” Afirmou Celia de Souza, mãe de Sara.

A frase, simples e espontânea, resume o impacto daquele encontro. Não se tratava apenas de conhecer um jogador, mas de viver algo que ultrapassa o esporte, um momento de alegria e de conexão e o verdadeiro significado se sonho realizado.

E não foram apenas as crianças que se emocionaram. Os próprios jogadores demonstraram o quanto iniciativas como essa mexem com eles. Em meio a agendas cheias, treinos intensos e a pressão constante por resultados, o contato direto com os torcedores, especialmente os mais jovens, resgata o verdadeiro sentido do futebol.

“Muito feliz, hoje sem dúvida nenhuma, com a vitória, que estávamos precisando, em um momento muito turbulento na temporada. E mais ainda por trazer felicidade para essas pessoas que ficam aqui esperando, sabendo que pode ser um momento único e que vai ser a única oportunidade para nos encontrar, a gente sem dúvida nenhuma faz e tenta de tudo para levar a maior felicidade possível para que a gente possa responder de alguma forma todo o carinho que a gente recebe”, pontuou Bernard, ídolo atleticano.

Iniciativas como o Encontro com Ídolo, evidenciam o papel social do clube, aproximando ainda mais o time de sua torcida e criando experiências que vão muito além do resultado em campo. Para aquelas crianças, não foi apenas um encontro, mas a concretização de um sonho que, muitas vezes, nasce dentro de casa, nas conversas em família e nos dias de jogo acompanhados com entusiasmo.

Jovens do Centro Juvenil Dom Bosco tem manhã especial na Arena MRV

Nesta terça-feira (17), crianças e adolescentes atendidos pelo Centro Juvenil Dom Bosco participaram de uma experiência especial e cheia de significado, um Tour Solidário na Casa da Massa. A visita proporcionou aos jovens um momento de aprendizado, lazer e inspiração, reforçando o papel do esporte como ferramenta de transformação social.

Durante o passeio, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer diferentes espaços do estádio, como arquibancadas, áreas internas e ambientes que fazem parte da rotina de jogos e eventos. Para muitos, foi a primeira vez dentro de um estádio de futebol, tornando o momento ainda mais marcante. Além de explorar as dependências da Arena, eles também puderam aprender mais sobre a história e a tradição do Galo.

Localizado na região Oeste de Belo Horizonte, o Centro Juvenil Dom Bosco desenvolve um trabalho voltado à formação integral. A instituição atende crianças e adolescentes de segunda a sexta-feira, nos turnos da manhã e da tarde.  Durante o período de permanência na instituição, os jovens recebem duas refeições por turno e participam de atividades pedagógicas e socioeducativas por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, realizado no contraturno escolar.

As atividades desenvolvidas pelo Centro têm como foco o fortalecimento dos vínculos familiares e comunitários, além de promover a formação humana e cidadã dos participantes. A instituição também incentiva o protagonismo juvenil.

Outro objetivo fundamental do trabalho realizado pelo centro é garantir que crianças e adolescentes tenham acesso a direitos básicos, como educação, alimentação, esporte, lazer e cultura. Por meio de ações educativas, culturais e recreativas, a instituição busca proporcionar experiências que contribuam para o crescimento pessoal e para a construção de trajetórias mais promissoras.

Experiências como essa mostram como iniciativas sociais e educativas podem caminhar lado a lado com o esporte para gerar impacto positivo na vida de crianças e adolescentes. Ao proporcionar momentos de aprendizado, convivência e inspiração, o Tour Solidário contribui para fortalecer a autoestima dos jovens e incentivá-los a sonhar com um futuro repleto de possibilidades.

Instituto Galo ainda recebe doações pelo povo da Zona da Mata

As doações para as famílias da Zona da Mata, afetadas pelas fortes chuvas que destruíram grandes áreas de mais de 30 municípios, segundo órgãos competentes, ainda seguem. O Instituto Galo esteve in loco para entender as necessidades e direcionar os donativos recolhidos. Você também pode ajudar a fazer a diferença em um momento crítico para o estado de Minas Gerais.

ATENÇÃO PARA OS NOSSOS PONTOS DE COLETA

  • Sede de Lourdes: Avenida Olegário Maciel, 1516 – Lourdes
  • Território do Galo: Rua Cristina Maria de Assis, 173 – Califórnia
  • Vila Olímpica: Avenida Dom Pedro I, 2676 – Planalto
  • Clube Labareda: Avenida Portugal, 4020 – Itapoã
  • Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários

CHAVE PIX: contato@institutogalo.com.br

DOAÇÃO VIA PIX

  • R$ 20,00 → equivalente a 1 kit de limpeza
  • R$ 40,00 → equivalente a 20 garrafas de água mineral (1,5L)
  • R$ 70,00 → equivalente a 1 kit de higiene
  • R$ 113,00 → equivalente a 1 cesta básica

Instituto Galo — o maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Parceria que constrói: Instituto Galo fortalece laços com TJMG

Representantes do Tribunal de Justiça de Minas Gerais realizaram uma visita  ao Instituto Galo, com o objetivo de conhecer de perto os projetos sociais desenvolvidos pela instituição e fortalecer a parceria entre as duas entidades em iniciativas voltadas para cidadania, conscientização e impacto social.

Durante a visita, os representantes puderam conhecer a estrutura do Instituto e acompanhar a apresentação dos principais projetos sociais desenvolvidos pela instituição. As ações, são iniciativas voltadas para apoio a comunidades em situação de vulnerabilidade e campanhas de mobilização social que utilizam a força do esporte para promover transformação e oportunidades.

O encontro também reforçou o alinhamento de propósitos entre as instituições. A troca de experiências permitiu discutir possibilidades de futuras ações conjuntas que possam ampliar o alcance de projetos sociais e fortalecer o impacto positivo em comunidades mineiras. A comitiva foi composta pelos seguintes representantes do sistema judiciário brasileiro.

  • Thelma Leal – Promotora de Justiça do Ministério Público da Bahia (MP-BA);
  • Rodrigo Badaró – Procurador de Justiça do MP da Bahia e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP);
  • Raquel Disacciati Bello – Promotora do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG);
  • Jair Francisco dos Santos – Magistrado do Tribunal de Justiça de Minas Gerais, responsável pelo Juizado Especial do Torcedor em Belo Horizonte;
  • Nathalia Menezes – Provavelmente integrante de órgão jurídico ou de apoio institucional
  • João Paulo Schoucair – Procurador do Ministério Público da Bahia e ex-conselheiro do CNMP,

O ex-vice presidente do Atlético, José Murilo Procópio, enorme entusiasta do Instituto Galo, esteve presente. A expectativa é que a parceria entre o Tribunal de Justiça de Minas Gerais e o Instituto Galo continue se fortalecendo, possibilitando novas iniciativas conjuntas que levem informação, apoio social e oportunidades para diferentes comunidades em todo o estado.

Instituto Galo — o maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo celebra entrega de mais de 1.400 cestas básicas ao norte de Minas

Nesta segunda-feira (16), um caminhão carregado com 1.400 cestas básicas foi enviado para os municípios de Montes Claros e Teófilo Otoni, com o objetivo de garantir apoio alimentar a famílias em situação de vulnerabilidade social. A iniciativa é fruto de uma parceria entre o Instituto Galo, o Servas e a empresa D’Granel, responsável por disponibilizar o caminhão e toda a estrutura logística necessária para o transporte das doações.

O carregamento partiu de Belo Horizonte, reunindo alimentos essenciais que serão distribuídos para famílias que enfrentam dificuldades econômicas. As cestas básicas contêm itens fundamentais para a alimentação diária, garantindo suporte emergencial a centenas de lares nas duas cidades mineira.

A ação reforça o compromisso das instituições envolvidas em promover iniciativas de impacto social, principalmente em momentos em que muitas comunidades enfrentam desafios econômicos e sociais. A união entre organizações do terceiro setor, empresas privadas e entidades públicas tem sido fundamental para ampliar o alcance dessas ações e garantir que a ajuda chegue de forma rápida e organizada às regiões atendidas.

O envio das 1.400 cestas representa mais do que apenas a entrega de alimentos. A mobilização simboliza a força da solidariedade e da responsabilidade social compartilhada, valores que orientam o trabalho desenvolvido pelas instituições participantes.

O Instituto Galo, segue atuando de forma ativa em projetos que buscam melhorar a qualidade de vida de pessoas em situação de vulnerabilidade. A instituição, que se consolidou como uma das principais organizações do terceiro setor ligadas ao esporte no país, tem ampliado constantemente suas iniciativas sociais por meio de parcerias estratégicas e campanhas solidárias.

D’Granel, Servas e Instituto Galo, estão reforçando o projeto alimentar de importância para Minas Gerais. São famílias carentes, famílias que necessitam não só de alimentos, mas também de carinho e isso mostra a importância dessa união“, afirmou Eliziê Brito, coordenadora de ações do Instituto Galo.

Após a chegada às cidades de destino, as cestas básicas serão distribuídas com o apoio de entidades locais e redes de assistência social, garantindo que o auxílio alcance famílias que realmente necessitam do suporte neste momento. A expectativa é que centenas de famílias sejam beneficiadas com a iniciativa, reforçando o impacto positivo que ações coletivas podem gerar nas comunidades. Para os organizadores, a parceria entre diferentes setores da sociedade é essencial para ampliar o alcance da solidariedade e fortalecer o apoio a quem mais precisa.

Hoje nós estamos com um carregamento especial para a cidade de Montes Claros, norte de Minas. A D’Granel, com seu time, ajudando nesse projeto tão bacana. D’Granel transportando solidariedade nesse momento tão necessitado“, disse José Campolina, diretor de logística D’Granel.

Com iniciativas como essa, o Instituto Galo, o Servas e a D’Granel reafirmam que a união de esforços pode transformar realidades e levar esperança a diversas regiões de Minas Gerais.

Instituto Galo — o maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo reforça apoio às vítimas das chuvas na Zona da Mata

O Instituto Galo segue mobilizando esforços em apoio às vítimas das fortes chuvas que atingiram diversas cidades da Zona da Mata mineira. Em mais uma ação solidária realizada nesta quinta-feira, 12, a instituição acompanhou o carregamento de um novo caminhão com doações que será destinado à região, reforçando a rede de apoio às famílias afetadas pelos temporais.

O carregamento partiu com destino à cidade de Juiz de Fora, que funciona como ponto de distribuição das doações. A partir de lá, os mantimentos serão organizados e encaminhados para mais de 25 municípios da Zona da Mata que enfrentam situação de calamidade pública após os estragos provocados pelas chuvas.

Entre os itens enviados estão alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e outros materiais essenciais para atender às necessidades imediatas das famílias que precisaram deixar suas casas ou que tiveram perdas significativas. A ação conta com o apoio de parceiros e voluntários que se uniram à campanha para ampliar o alcance da ajuda humanitária.

“O Servas junto com o Instituto Galo, tem uma parceria muito importante, que têm estado na linha de frente de atuação, para ajudar instituições e famílias que precisam, em um momento, onde essas pessoas  precisam de assistência devido aos acontecimentos que ocorreram na zona da mata. Hoje estamos carregando o terceiro caminhão que será destinado para as vítimas das enchentes na Zona da Mata.”, afirmou Marco Antônio  Soares, diretor administrativo e financeiro no Servas.

Esta iniciativa reforça o compromisso social do Instituto Galo, que busca utilizar a força do esporte e da mobilização coletiva para impactar positivamente comunidades em momentos de vulnerabilidade. A participação de torcedores, parceiros e apoiadores tem sido fundamental para garantir que as doações cheguem a quem mais precisa.

As fortes chuvas que atingiram a Zona da Mata nas últimas semanas provocaram alagamentos, deslizamentos e danos em diversas cidades da região, deixando famílias desalojadas e demandando uma grande mobilização de apoio.

O Instituto Galo segue acompanhando a situação e continuará promovendo ações solidárias para contribuir com a reconstrução e o apoio às comunidades afetadas. A expectativa é que novas remessas de doações sejam organizadas nos próximos dias, ampliando a rede de solidariedade em prol das vítimas das chuvas.

Instituto Galo ainda recebe doações pelo povo da Zona da Mata

As doações para as famílias da Zona da Mata, afetadas pelas fortes chuvas que destruíram grandes áreas de mais de 30 municípios, segundo órgãos competentes, ainda seguem. O Instituto Galo esteve in loco para entender as necessidades e direcionar os donativos recolhidos. Você também pode ajudar a fazer a diferença em um momento crítico para o estado de Minas Gerais.

ATENÇÃO PARA OS NOSSOS PONTOS DE COLETA

  • Sede de Lourdes: Avenida Olegário Maciel, 1516 – Lourdes
  • Território do Galo: Rua Cristina Maria de Assis, 173 – Califórnia
  • Vila Olímpica: Avenida Dom Pedro I, 2676 – Planalto
  • Clube Labareda: Avenida Portugal, 4020 – Itapoã
  • Servas: Avenida Cristóvão Colombo, 683 – Funcionários

CHAVE PIX: contato@institutogalo.com.br

DOAÇÃO VIA PIX

  • R$ 20,00 → equivalente a 1 kit de limpeza
  • R$ 40,00 → equivalente a 20 garrafas de água mineral (1,5L)
  • R$ 70,00 → equivalente a 1 kit de higiene
  • R$ 113,00 → equivalente a 1 cesta básica

Instituto Galo — o maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo realiza almoço especial para o Clube das 113, em celebração ao dia das internacional das mulheres

Em celebração ao Dia Internacional das Mulheres, o Instituto Galo  promoveu um almoço especial que reuniu integrantes e convidadas do Clube das 113 em um momento marcado pela convivência, aprendizado e fortalecimento de causas sociais. O encontro aconteceu no restaurante Altíssimo e contou com uma programação pensada para valorizar o protagonismo feminino e destacar a importância da solidariedade e da filantropia.

O evento proporcionou às participantes uma tarde de confraternização em um ambiente acolhedor, onde o clima de amizade e união foi o grande destaque. Mais do que um momento de lazer, o almoço também abriu espaço para reflexões e troca de experiências entre mulheres engajadas em iniciativas sociais.

“É um prazer receber essas mulheres, comemorando o Dia Internacional da Mulher, que não é só um símbolo, é um dia marcado pela luta, pela igualdade e pelo respeito das mulheres, e estar com as mulheres das 113 aqui, não tem nada melhor. Mulheres que fazem o bem, que ajudam sempre os mais necessitados,” pontuou Maria Alice Coelho, presidente do Instituto Galo.

Durante o encontro, as participantes acompanharam um bate-papo especial sobre filantropia conduzido por Maria Fernanda Menin, responsável pelo Instituto Menin. Na conversa, ela compartilhou experiências sobre o trabalho social desenvolvido pelo instituto e falou sobre o impacto que iniciativas filantrópicas podem gerar na vida de milhares de pessoas. A convidada também destacou a importância da participação feminina em projetos sociais, ressaltando como o olhar sensível e comprometido das mulheres contribui para transformar realidades e ampliar redes de apoio..

“O Clube das 113 é uma comunidade maravilhosa, cheia de mulheres incríveis, mulheres atuantes que estão preocupadas em fazer o bem, e transformar vidas. O dia internacional das mulheres, é um dia de conquistas, e estar aqui para celebrar as conquistas que tivemos ao longo de tantas décadas, mas também reforçar o nosso compromisso e nossa responsabilidade com o social, para a gente criar um futuro melhor para todas as pessoas,” afirmou Maria Fernanda Menin, responsável pelo bate papo.

O diálogo despertou reflexões entre as presentes, reforçando o papel do engajamento coletivo e da solidariedade como ferramentas capazes de promover mudanças significativas na sociedade.

Além do momento de aprendizado, o almoço contou com sorteios especiais que animaram ainda mais as participantes. Entre os prêmios estavam uma joia da Parpar, uma camisa feminina autografada por todo o elenco e uma camisa masculina também assinada pelos jogadores.

Ao reunir mulheres em torno de momentos de convivência, reflexão e solidariedade, o grupo reafirma seu compromisso com iniciativas que fortalecem o trabalho social e ampliam o impacto das ações desenvolvidas em parceria com o Instituto Galo.

“Quando mulheres e reúnem em torno de uma causa, isso é a coisa mais poderosa, que pode haver. Então 113 mulheres reunidas em torno de ações a serem realizadas para causar impacto social, isso é algo muito poderoso, é ecoar pelas montanhas desse estado”, disse Cristiana Renault, associada do Clube das 113.

Mais do que uma comemoração simbólica, o encontro foi uma oportunidade de reconhecer a força das mulheres, sua capacidade de liderança e seu papel fundamental na construção de uma sociedade mais justa, solidária e inclusiva.

Instituto Galo — o maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Tarde de aventura transforma rotina de crianças do Morro do Papagaio

Nesta quarta-feira, as crianças do projeto Escola do Futuro, do Morro do Papagaio, tiveram uma experiência inesquecível ao passar uma tarde incrível e cheias de experiências na Arena Riachuelo. Um ambiente preparado para a prática esportiva e repleto de desafios, elas participaram de aulas de skate e escalada, vivenciando momentos de emoção, aprendizado e, principalmente, superação de medos.

A iniciativa teve como proposta proporcionar novas experiências fora da rotina habitual do projeto. Para muitos dos participantes, foi o primeiro contato com as modalidades, o que tornou a vivência ainda mais marcante. Logo na chegada, a expectativa era visível nos olhares atentos e curiosos. Entre capacetes, skates e equipamentos de segurança, a tarde prometia ser diferente da rotina.

“As atividades externas são muito importantes, para a gente proporcionar para os alunos, um momento diferente, com experiências diferentes, vivências que são únicas. Ta sendo muito importante para os meninos estar tendo essa vivências, e para nós profissionais também é muito gratificante,” afirmou Luisa Aguiar, responsável pelo Projeto Escola do Futuro.

As atividades foram conduzidas por professores especializados, que acompanharam a criançada de forma individualizada, respeitando limites e incentivando avanços. Na escalada, o desafio era vencer a altura e confiar na própria capacidade. Cada passo dado na parede representava mais do que um movimento físico, era um exercício de coragem.

No skate, o equilíbrio foi o grande protagonista. Aprender a posicionar os pés, controlar o corpo e manter a concentração exigiu foco e persistência. As primeiras tentativas vieram acompanhadas de insegurança, mas rapidamente deram lugar a sorrisos e comemorações. Cair, levantar e tentar novamente fez parte do processo e ensinou lições valiosas sobre resiliência.

Além dos benefícios físicos, como desenvolvimento da coordenação motora, fortalecimento muscular e melhora do equilíbrio, as modalidades também trabalharam aspectos emocionais importantes. Enfrentar o medo da altura, confiar no equipamento de segurança e acreditar na própria evolução foram etapas fundamentais ao longo da tarde.

“Eu acho que é muito importante as crianças terem esse contato com o skate, que é também uma cultura urbana, e é uma cultura que a gente sempre aprende um com o outro,” disse Lucas Gabriel, professor de skate da Arena Riachuelo.

A proposta vai além do lazer. Ao proporcionar acesso a esportes que muitas vezes não fazem parte do cotidiano dessas crianças, o projeto amplia horizontes e mostra novas possibilidades de futuro. Vivências como essa fortalecem vínculos, estimulam o trabalho em equipe e reforçam a importância do esporte como ferramenta de transformação social.

Outro ponto essencial foi o ambiente seguro e acolhedor. A presença de profissionais capacitados garantiu que todos pudessem participar com tranquilidade, respeitando seus próprios ritmos. O incentivo constante dos instrutores ajudou a criar uma atmosfera motivadora, onde cada pequena conquista era celebrada coletivamente.

A tarde mostrou que oferecer experiências diferentes da rotina é uma maneira poderosa de contribuir para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes. Entre manobras no skate e desafios na parede de escalada, ficou a certeza de que o esporte tem a capacidade de transformar realidades, fortalecer autoestima e abrir caminhos.

Instituto Galo – o maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo contribui para recuperação de ex-jogador do Galo após AVC

O ex-atacante do Clube Atlético Mineiro, Joãozinho Paulista, recentemente acometido por um Acidente Vascular Cerebral (AVC), viveu um momento de forte emoção nos últimos dias. Em sua residência, ele recebeu a visita do jornalista Luciano Costa, parceiro do Instituto Galo, que levou uma notícia capaz de aquecer o coração de qualquer ex-atleta: a partir de agora, ele passa a integrar o Clube dos Imortais e contará com um apoio que fará toda a diferença neste momento delicado.

Considerado o maior programa de valorização de ex-atletas do esporte brasileiro, o Clube dos Imortais reconhece a trajetória e a contribuição de nomes que ajudaram a construir a história do Galo dentro e fora das quatro linhas. Em nome do Instituto Galo, da presidente Maria Alice e do presidente do Clube, Sérgio Coelho, a visita teve como principal objetivo levar carinho, respeito e solidariedade a um dos personagens que vestiram com honra a camisa alvinegra.

Durante o encontro, Joãozinho Paulista recebeu uma camisa personalizada, marcando oficialmente sua entrada no programa. Além disso, foi presenteado com uma Telha do Galo, peça histórica que integrou a construção da Arena MRV e que foi autografada por grandes ídolos do Atlético. Visivelmente emocionado, recebeu as homenagens como um verdadeiro campeão. Em um momento delicado de saúde, o reconhecimento reforça que sua trajetória segue sendo lembrada e celebrada.

Juliana Barros, filha de Joãozinho Paulista, agradeceu o apoio recebido e destacou a importância do acompanhamento e do carinho demonstrados pelo Instituto e pelo Clube neste período tão sensível para a família.

Mais do que uma homenagem simbólica, o compromisso com Joãozinho Paulista será contínuo. Ao longo de todo o ano de 2026, o Instituto Galo contribuirá financeiramente para suas despesas diárias e para todo o processo de recuperação. O Clube dos Imortais reforça um posicionamento claro: o Atlético não esquece aqueles que fizeram parte de sua construção.

Em um cenário esportivo no qual muitas trajetórias acabam sendo ofuscadas pelo tempo, iniciativas como essa reafirmam a responsabilidade social e histórica da instituição. O cuidado com seus ex-jogadores vai além do campo e se traduz em acompanhamento, suporte e presença efetiva.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo faz ação especial e alegra manhã de pessoas com doenças raras

O Instituto Galo realizou uma visita especial à instituição Casa de Maria, entidade sem fins lucrativos, de caráter beneficente, que oferece serviços gratuitos de forma continuada, planejada e programada, no campo da assistência social. A instituição tem como objetivo é assegurar atendimento socioassistencial a pessoas com doenças raras, oferecendo suporte não só aos pacientes, mas também ás famílias, que enfrentam desafios diariamente.

A ação aconteceu em respeito ao Dia Mundial das Doenças Raras, celebrado neste sábado (28), uma data criada para dar visibilidade a milhões de pessoas ao redor do mundo que convivem com condições pouco conhecidas, muitas vezes de difícil diagnóstico e tratamento. Atualmente 86 pessoas com doenças raras são atendidas pela Casa de Maria, impactando mias de 100 famílias.

“Hoje a gente busca muita visibilidade, nós que somos do mundo dos raros, queremos que o mundo nos reconheça, sociedade as leis, as pessoas, que isso prevaleça. Uma ação como essa vai trazer uma visibilidade para toda a sociedade, é de extrema importância, eles amam, são poucos momentos que tem de alegria e momentos como esse trazem muita felicidade para a gente,” afirmou Daniela dos Santos , mãe de um dos paciente da Casa de Maria

As doenças raras atingem um número reduzido de pessoas individualmente, mas, somadas, representam uma parcela significativa da população. Quem convive com essas condições enfrenta, muitas vezes, barreiras no acesso à informação, ao diagnóstico precoce, ao tratamento adequado e à inclusão social. Por isso, iniciativas como essa têm papel fundamental, elas ajudam a dar visibilidade, reforçam redes de apoio e mostram que ninguém está sozinho.

“Primeiro gostaria de agradecer a vinda do Instituto Galo, muda a vida das crianças. As pessoas que são atendidas pela Casa de Maria, são pessoas com doenças raras, a doença rara é aquela que atinge 1 a cada 95 mil pessoas. No Brasil nós somos 13 milhões de doentes raros. Visibilidade para nós é vida, cada vez que o Instituto Galo nos abraça, cada vez que o Galo Doido vem nos visitar, as minhas crianças são vistas. E isso salva a vida delas.” Relatou Daniela Matta Machado, vice-presidente e gestora da Casa de Maria.

Para o Instituto Galo, ações como a visita à Casa de Maria vão além da solidariedade no momento, elas representam um compromisso contínuo com a transformação social, com a promoção da dignidade humana e com o fortalecimento de instituições que realizam trabalhos essenciais.

Mais do que lembrar o Dia Mundial das Doenças Raras, o encontro reforçou uma mensagem muito importante e que deve ser lembrada, pessoas acometidas por doenças raras devem ser respeitadas, acolhidas e lembradas todos os dias não apenas em uma data específica.  A empatia e a inclusão precisam fazer parte da rotina da sociedade.

Em um ambiente onde a luta diária é constante, a presença, o carinho e o reconhecimento se transformaram em combustível para seguir em frente. Foi uma manhã de conexão verdadeira, que reafirma o poder do cuidado, da informação e da solidariedade como ferramentas de transformação.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

 

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Instituto Galo recebe Idosos do Sesc Santa Luzia para uma manhã única na Arena MRV

Nesta terça-feira (24), os participantes do programa Sesc 60+, do Sesc Santa Luzia, viveram uma manhã especial e repleta de significado durante um Tour Solidário na Arena MRV. A ação foi promovida pelo Instituto Galo e integrou as iniciativas de fortalecimento de vínculos comunitários e valorização da pessoa idosa por meio do esporte e da convivência social.

Desde a chegada ao estádio, o clima era de entusiasmo. Entre conversas animadas, registros fotográficos e olhares atentos a cada detalhe da estrutura, o grupo teve a oportunidade de conhecer espaços emblemáticos da Arena MRV, vivenciando de perto a grandiosidade de um dos palcos mais importantes do futebol brasileiro. Para muitos participantes, foi a primeira vez em um estádio dessa dimensão uma experiência aguardada com expectativa e celebrada com emoção.

Mais do que um passeio, o Tour Solidário representou inclusão e pertencimento. Ao abrir as portas da Arena MRV para o público 60+, o Instituto Galo reforça seu compromisso de utilizar o futebol como ferramenta de transformação social, ampliando o acesso a espaços simbólicos da cidade e criando memórias afetivas que fortalecem a autoestima e a participação ativa na comunidade.

O Sesc 60+ é um projeto voltado ao protagonismo da pessoa idosa, incentivando o envelhecimento ativo e a autonomia. Por meio de oficinas, encontros em grupo e atividades que estimulam memória, coordenação motora, expressão corporal, musicalização, dança e socialização, o programa promove qualidade de vida e bem-estar em todas as fases da maturidade. As vagas gratuitas, oferecidas por meio do Programa Sesc de Gratuidade, ampliam o acesso e garantem que mais pessoas possam participar das atividades.

Durante a visita, ficou evidente que experiências como essa vão além do entretenimento. Elas fortalecem laços, ampliam horizontes e reafirmam que o envelhecimento pode e deve ser vivido com dignidade, alegria e novas descobertas. O encontro na Arena MRV simbolizou exatamente isso: a união entre esporte e ação comunitária, mostrando que inclusão não tem idade e que cada etapa da vida merece ser celebrada com oportunidades e reconhecimento.

Instituto Galo – O maior projeto social do futebol da América Latina

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

 

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?