Projeto Musical do Instituto Galo visita a Orquestra Filarmônica
Alunos participaram da ação cultural, que incluiu palestra preparatória e apresentação regida pelo maestro José Soares
Dias antes da visita, a garotada participou de uma palestra no Complexo do Instituto Galo, onde recebeu um treinamento especial para entender como funciona uma orquestra, além de aprender sobre o repertório que iria apreciar.
“Nossa intenção é enriquecer a bagagem cultural deles e aproximá-los dessa realidade. Nosso lema é: os sonhos são possíveis!”, revela a coordenadora do Projeto Musical, Bianca Almeida.
Já a professora Leíse Renhe ressaltou o objetivo de fazer os alunos acreditarem que são capazes: “A parte mais mágica é você acreditar e visualizar o que você pode se tornar, se você levar o trabalho com seriedade. Assistir a uma Orquestra ao vivo é sempre impactante!”.
Encantados com cada nota, cada movimento e cada obra apresentada, 85 crianças e adolescentes viveram uma experiência cultural única, que ficará para sempre na memória de todos.
No palco, sob a regência do maestro José Soares, as crianças e adolescentes se emocionaram com clássicos como Peer Gynt (Amanhecer e No salão do rei da montanha), O Quebra-Nozes (Marcha, Dança da fada açucarada e Dança russa), O Lago dos Cisnes (Tema e Valsa) e, claro, o universo mágico de Harry Potter: O mundo maravilhoso de Harry.
Soares ressaltou a importância da participação do público e defendeu a inclusão nos espetáculos: “O que faz a música de Orquestra acontecer? As pessoas. A união dos músicos e o público. Não existe determinada característica que determine um grupo de pessoas gostar mais do que outro. Orquestra é para todos!”.
A aluna Ana Clara aprovou a experiência: “As músicas e a beleza desse lugar me encantaram. Foi tudo muito legal e eu quero voltar. Estou aprendendo a tocar violoncelo e estou achando incrível!”.
Já a aluna Maria Eduarda disse que realizou um sonho: “Foi uma experiência muito gratificante para mim! Eu sempre tive vontade de ir a uma Orquestra e antes eu só assistia pelo YouTube, e ficava imaginando o quanto deveria ser legal”.
No Instituto Galo é assim: transformamos vidas com solidariedade, amor, educação, esporte e muita cultura. Que venham mais momentos como esse, repletos de aprendizado, emoção e inclusão. Afinal, é muito mais do que futebol!
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo