Retrospectiva: ações de sucesso se estenderam durante o ano de 2025

Foto: Henrique Toscano/Instituto Galo
Foto: Henrique Toscano/Instituto Galo

Mais do que números e estatísticas, 2025 foi marcado por histórias que transformaram realidades e fortaleceram laços de solidariedade. Ao longo do ano, o Instituto Galo esteve presente onde a ajuda era mais necessária, promovendo dignidade, esperança e oportunidades por meio de ações que reafirmam o poder do esporte como agente de mudança social. Nesta segunda parte da retrospectiva, revisitamos iniciativas que deixaram marcas profundas na vida de centenas de pessoas, reforçando nosso compromisso por um futuro mais justo.

Relembramos o dia em que mais de 150 beneficiários do projeto, Escola do Futuro tiveram a oportunidade de conhecer a Arena MRV e, como um bônus, assistiram o jogo treino do Galo diante do Paulista de Jundiaí. Um momento único para todos eles, meninos e meninas, que pela primeira vez estavam visitando um estádio de futebol. A inclusão entrava em campo ao lado de muitos sonhos que vivem na mente de cada criança: se tornar jogador de futebol e conhecer seus ídolos.

Depois do enorme amparo e serviços prestados ao povo gaúcho em 2024, pelas fortes chuvas e tempestades que assolaram o Rio Grande do Sul, o Colorado veio até Belo Horizonte e saudou o nosso projeto, evidenciando que a rivalidade existe apenas dentro das quatro linhas. O estreitamento entre os clubes mostrou que não há barreiras para o maior projeto social do futebol da América Latina, estendendo as mãos para a população do sul, que precisava da nossa ajuda.

O Movimenta Arena de julho foi um sucesso estrondoso que se misturou com as férias escolares. Mais de três mil pessoas estiveram presentes na esplanada da Arena MRV empinando pipas e aproveitando de atrações que a ação sempre proporciona, como pula-pula, gincanas esportivas e consultas clínicas, além da presença do Galo Doido. As edições mensais trouxeram ainda um momento especial também em novembro: mais de 30 animais, entre cachorros e gatos, foram adotados num mega mutirão de adoção.

A emoção de Gabriela, de apenas 13 anos de idade, foi repercutida em todo o Brasil. O sonho de conhecer o ídolo, Gustavo Scarpa, nasceu através de uma inspiração para lá de inusitada: usar a camisa da escola como o manto alvinegro. Sem condições socioeconômicas, foi assim que a garotinha chamou a atenção do Instituto Galo, tendo a oportunidade de assistir a uma partida do Atletico na Arena MRV e posteriormente visitar a Cidade do Galo, eternizando um momento de encontro com o meio-campista.

O Festival da Inclusão mais uma vez registrou recorde de participação. Mais de 750 pessoas com deficiência foram parte de uma festa que reuniu solidariedade. Fazendo jus ao nome, a inclusão foi protagonista de um dia recheado de energia e lucidez daqueles que transbordam experiência. A cada ano, o evento se abrilhanta e o Instituto Galo tem a certeza de que o caminho para entregar carinho e felicidade aos acolhidos.

Assim, a retrospectiva reafirma que cada ação do Instituto Galo vai muito além do presente: ela planta sementes de transformação que seguem florescendo no futuro. Em 2026, seguiremos movidos pela certeza de que solidariedade, inclusão e esporte caminham juntos, capazes de unir pessoas, encurtar distâncias e mudar destinos. Com o apoio da Massa e de todos que acreditam nesse propósito, o Instituto Galo renova diariamente seu compromisso de transformar vidas e construir, dentro e fora de campo, um amanhã mais humano e justo para todos.

Instituto Galo — O maior projeto social do futebol da América Latina.

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

Compartilhe

Envie para seus amigos

Abrir bate-papo
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?