O Instituto Galo realizou, no último fim de semana, mais uma edição do Festival Esportivo da Escola do Futuro. Brumadinho viveu uma manhã de muita alegria e diversão que contou com a presença de familiares, abrilhantando ainda mais o projeto que segue à todo vapor em mais outros seis municípios.
O Festival Esportivo vai muito além do incentivo à prática do futebol. A iniciativa reforça valores essenciais, como o respeito e o acesso aos direitos fundamentais, entre eles a educação e a alimentação. A cada visita às unidades, a distribuição de lanches se torna uma ferramenta de combate à fome, ampliando o alcance social do projeto e evidenciando seu compromisso humano e inclusivo dentro e fora de campo.
O Galo Doido marcou presença e animou ainda mais o evento. Cerca de 100 alunos são acolhidos pelo Instituto Galo na cidade de Brumadinho. Ao fim do evento, todos os presentes foram coroados com lembranças que reforçam o poder da disciplina e da evolução de cada menino e menina que servem de espelho até mesmo para os pais. Ana Seixas é mãe de Ravi, e conta o quanto o projeto faz a diferença dentro da sua família:
“O projeto é excelente, nós, toda a família, defendemos isso. As crianças vêm, praticam esporte, e isso mexeu comigo e com meu marido. Desde que o Ravi começou, nós dois também seguimos o mesmo caminho e estamos fiéis no exercício físico“, confessou.
Outro exemplo foi o do professor João Victor, que destacou a crescente das crianças. Vale lembrar que além do futebol, os alunos entre os sete e os 17 anos de idade são orientados psicologicamente e instruídos aos assuntos rotineiros e abordados de forma semanal, pelos profissionais do Instituto Galo em parceria com as organizações locais.
“A evolução das crianças está sendo bem constante. Estão mantendo um nível agradável. Esse terceiro festival foi bem bacana, fizemos coisas novas, trabalhamos de uma maneira interessante. Propiciamos a rua de lazer neste ano, foi um conjunto de realizações interessantes“, disse João Victor.
A Escola do Futuro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano através das práticas esportivas e das oficinas socioeducativas. Um dos pilares para a abordagem com os alunos entre 7 e 17 anos de idade é o acompanhamento psicológico – reforçando a importância do trabalho desenvolvido na transformação de vidas. Por fim, mas não menos importante, o projeto disponibiliza uniforme e material esportivo completo para os exercícios físicos.
Projeto realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, Ministério do Esporte e Governo Federal. Patrocínio Nova Transportadora do Sudeste – NTS e apoio Prefeitura de Brumadinho.
Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo