O zelo pela saúde mental e pela vida de qualidade das pessoas que sofrem de depressão e outros sintomas psíquicos se faz cada vez mais importante. O Instituto Galo, cravando a sua luta em frentes sociais, convidou Roberto Bittar, musicista e incentivador do movimento, para uma ação – simbólica, mas representativa.
Na Praça da Liberdade, região Centro-Sul de Belo Horizonte, desde 1999, Roberto marca presença levando emoção e inspiração pelo saxofone. E o gesto nada mais é do que preparar seu equipamento musical e mostrar seu trabalho que vai além e cativa todos ao redor; por ali permanecer por minutos, ou horas, aquecendo o coração daqueles que transitam.
O intuito do Setembro Amarelo é reforçar, no dia a dia das pessoas, a importância de enfrentar os desafios relacionados à saúde mental, sobretudo aqueles que envolvem riscos à própria vida, e não isolá-los. Roberto compartilha sua experiência como alerta, descrevendo como foi, desde os 44 anos de idade, lidar com emoções agonizantes que, com apoio e cuidado, podem ser superadas.
“A mensagem que eu procuro passar é: tem saída. Muitos acham que não, mas é possível. Quero que as pessoas saibam que eu tenho, estou vivo, e estou feliz. Quero que todos acreditem nisso”, afirma Roberto Bittar, idealizador do Siga o Sax.
É fundamental que a sensibilização vá além desta data e do mês dedicado ao Setembro Amarelo. O Instituto Galo reafirma seu comprometimento em atender às demandas psicossociais, oferecendo apoio por meio de projetos e diversas iniciativas.
Instituto Galo – O Maior Projeto Social do Esporte Brasileiro
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo