Relatório de Gestão 2024 – Revista Instituto Galo

Em compromisso com a sociedade, o Instituto Galo nasceu do desejo de levar a força da torcida atleticana além das quatro linhas. Pode-se afirmar que o ano de 2024 reforçou ainda mais o sentimento de pertencimento, em números, comprovando a capacidade do projeto social em transformar vidas. Afinal, foram 1186 ações e 12 projetos executados – com carinho e sucesso, impactando mais de 200 mil pessoas.

O maior projeto social do esporte brasileiro acolheu oito unidades para a Escola do Futuro, que abrange pilares humanísticos básicos e sociais. Belo Horizonte (com dois núcleos no Morro do Papagaio e no Complexo Social do Instituto Galo), Brumadinho, Crucilândia, Itabirito, Itaúna, Rio Acima, Rio Manso e São Domingos do Prata abraçaram a responsabilidade de três vezes na semana proporcionar momentos de reflexão psicológica, além de oferecer à crianças ente sete e 17 anos de idade a prática do futebol e ações que geram retornos. Ao todo, foram 860 beneficiários.

A representatividade e o sentimento encarnado em preto e branco se fortaleceu: no dia 25 de março – data em que o Atlético comemorou seus 116 anos de fundação, inauguramos nossa sede na Arena MRV, em cerimônia que abriu caminhos cada vez mais produtivos para a sociedade. Na terceira edição do ‘Encontro Com Elas’, 100 mulheres participaram de um jantar beneficente, firmando a união femininas em busca de ampliar os traços da solidariedade. Valorizamos ídolos, que agora são reconhecidos pelo maior programa de valorização de ex-atletas e funcionários no Brasil: o Clube dos Imortais.

Estivemos na linha de frente numa das maiores lutas que o país enfrentou: mais de três milhões de reais foram enviados às vítimas das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em meados de 2021. O Instituto Galo assumiu a liderança de arrecadações de pessoas e empresas que transformaram vidas. Ainda assim, disponibilizamos o envio de 10 mil litros de leite, 15 mil litros de água e cinco mil cobertores para a Santa Casa de Misericórdia.

Mais uma ação engrandeceu o projeto num propósito claro: combater a fome. Superando as expectativas, alcançamos 26 mil refeições para pessoas em situação de vulnerabilidade na capital mineira. Expandimos os horizontes, distribuindo 13 mil quentinhas no Rio Grande do Sul, ainda em contribuição às comunidades impactadas pelos desastres naturais em maio de 2024.

Entre ações cotidianas, projetos fixos e o comprometimento de fazer a diferença, dominamos com categoria a missão de seguir repassando mensagens de amparo e fraternidade sem medir esforços.

Instituto Galo – O Maior Projeto Social do Esporte Brasileiro

Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo