Festival Esportivo agita Escola do Futuro em Itaúna
O Instituto Galo esteve em Itaúna, no último fim de semana, para o fechamento de mais um ciclo da Escola do Futuro. Ao todo, cerca de 100 alunos compareceram ao último encontro que reuniu diversão e ensinamentos – afinal, os 18 meses do projeto tiveram objetivo claro de desenvolvimento de meninos e meninas entre sete e 17 anos.
O Festival Esportivo enaltece a prática do futebol, mas o que se vê é alargado fora das quatro linhas: o estímulo ao respeito e a inserção aos direitos básicos, como a alimentação e a educação. A oferta do lanche, a cada visita nas unidades, promove o combate contra a fome, englobando aspectos humanísticos em todos os campos de atuação.
O fechamento de um ciclo sempre é celebrado e, ao mesmo tempo, serve de reflexão: o que foi extraído das crianças e quais os pontos de desenvolvimento de cada um delas? Fabiane Rabelo, coordenadora do projeto em Itaúna, elucida os quesitos que foram aprimorados durante as oficinas no período de execução da iniciação.
BRAYAN HENRIQUE – ALUNO
“O Instituto Galo não nos ajuda só no futebol, mas no convívio social também. Isso melhorou muito na minha vida, é extremamente importante para mim. Eu espero de verdade que o projeto continue, ajuda muita gente”.
DARGÍSIO CUSTODIO – PROFESSOR
“A gente não trabalha só o esporte, mas o social, a disciplina, e isso engrandece o trabalho da gente. Precisamos ensinar também que o ser humano de hoje seja cada vez mais agradável amanhã. É por isso que levamos o projeto a sério aqui em Itaúna”.
ISADORA CRISTINA – MONITORA
“É um agente transformador social. Vimos a evolução de várias crianças, se não de todas. Vemos esse contraste dos alunos e das famílias, que também abraça o projeto”.
A Escola do Futuro tem como objetivo a promoção do desenvolvimento humano através das práticas esportivas e das oficinas socioeducativas. Um dos pilares para a abordagem com os alunos entre 7 e 17 anos de idade é o acompanhamento psicológico – reforçando a importância do trabalho desenvolvido na transformação de vidas. Por fim, mas não menos importante, o projeto disponibiliza uniforme e material esportivo completo para os exercícios físicos.
Este Projeto é realizado por meio da Lei de Incentivo ao Esporte – LIE, Ministério do Esporte e Governo Federal. Patrocínio da Bemisa, Grupo AVG, 3 Corações e apoio da Prefeitura de Itaúna.
Instituto Galo – O Maior Projeto Social do Esporte Brasileiro
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo