Presidente da FAAP se emociona e destaca importância do Atlético no cenário nacional
O Instituto Galo e a Federação das Associações de Atletas Profissionais (FAAP) assinaram nesta segunda-feira, 27 um documento histórico de proteção, respeito e valorização para ex-atletas.
A FAAP surgiu no ano de 1974 e é a federação que coordena, junto às AGAPs estaduais, a assistência social e educacional ex-atletas, com foco na qualificação profissional e reinserção no mercado de trabalho no pós-carreira. Além disso, a FAAP garante acesso a bolsas que cobrem todos os níveis de ensino e cursos profissionalizantes/técnicos, pagamento das contribuições ao INSS, seguro/assistência odontológica, cartão de benefícios e apoio social.
Destaca-se, ainda, o importante papel da AGAP de Minas Gerais, responsável pela coordenação dos recursos repassados pela Federação — e que teve papel fundamental na viabilização e assinatura desta parceria. O documento histórico foi assinado pela presidente do Instituto Galo, Maria Alice Coelho, pelo presidente do Clube Atlético Mineiro, Sérgio Coelho, e pelo presidente da FAAP, Julio Lirio.
Desta forma, todos os ex-atletas que fazem parte do Clube dos Imortais terão acesso aos programas e benefícios.
O presidente da FAAP, emocionado com o momento, destacou a relevância da iniciativa:
“Eu chego a estar emocionado, é de arrepiar. É o primeiro clube que recebe a FAAP para fazer uma parceria. A gente está lutando por uma causa única, que é o atleta — que muitas vezes é esquecido. O que o Atlético, através do Instituto Galo, está fazendo é de uma enorme relevância para o futebol brasileiro.”
O presidente do Atlético, Sérgio Coelho, também celebrou a assinatura do acordo:
“Nós estamos assinando um contrato de parceria com a FAAP e nosso objetivo é único: ajudar os ex-atletas que passam por necessidade. Nós, através do Clube dos Imortais do Instituto Galo, já fazemos esse trabalho. Então, ficamos felizes por sermos o primeiro clube a firmar uma parceria com a FAAP. Unindo forças com a Federação, temos certeza de que conseguiremos fazer muito mais.”
Ele ainda ressaltou:
“Depois de 51 anos de existência, a FAAP firma uma parceria com um clube de futebol — exatamente com o Galo e o Instituto Galo. Ficamos muito felizes em abrir as portas para que outros clubes também sigam esse caminho. Temos muito o que fazer por essas pessoas que são ídolos e que, muitas vezes, passam por momentos difíceis, enfrentando até a falta de necessidades básicas.”
Por fim, estiveram presentes nomes importantes na história da equipe alvinegra, como Paulo Isidoro, Pedrilho, Toninho Pereira, Jorge Valença, Aguilares, Careca, Buião, Heleno e Jorge Valença. A medida marca mais uma ação pioneira do Instituto Galo em território nacional. Por meio desta parceria, o Atlético se torna o primeiro clube a se unir à FAAP.
Agora, os Imortais passam a ser beneficiados com plano de saúde, telemedicina e outros suportes diários, além da inserção a uma extensa rede de atendimentos voltados à valorização humana, capacitação profissional e proteção social. Cenário que passa a ser mais vistoso e alegre para aqueles que um dia defenderam a camisa alvinegra e honraram o Clube Atlético Mineiro.
Maria Alice Coelho – Presidente do Instituto Galo
“Gostaríamos ser ser exemplo aos outros clubes. Essa parceria com a FAAP chega para reforçar laços de suporte a uma classe que carece. Os Imortais são os nossos heróis, e o que pudermos fazer para ajudá-los, vamos fazer. Encontrar benefícios para propiciar uma vida cada vez melhor”
Toninho Pereira – Meio campo do Galo na década de 90
“Estamos agora assistidos, com benefícios que servem de total auxílio para a gente. É felicidade demais, poder receber tudo isso do Instituto Galo. Nós atletas queremos cada vez mais essa aproximação, para que tenhamos essa ajuda, que é super bem-vinda”
Buião – Atacante do Galo na década de 60
“Quem ganha somos nós. Algo que nunca tinha acontecido com os ex-jogadores aqui no futebol brasileiro. Reconhecimento e valorização, ficamos muito felizes e emocionados. Isso tudo é muito legal”
A parceria entre o Instituto Galo e a FAAP representa um marco de reconhecimento e respeito àqueles que fizeram parte da construção da história do futebol. Mais do que benefícios, a iniciativa simboliza gratidão, cuidado e o compromisso de oferecer dignidade a quem dedicou a vida ao esporte. É o Atlético reafirmando, com ações concretas, o valor de quem ajudou a escrever páginas de glória dentro e fora de campo.
Com essa união, o Instituto Galo amplia seu alcance social e reafirma seu propósito de transformar vidas por meio da solidariedade. O gesto transcende o esporte e resgata o verdadeiro significado de pertencimento e humanidade.
Instituto Galo — O Maior Projeto Social do futebol da América Latina
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

