A união entre frentes que lutam pelo desenvolvimento daqueles que mais precisam sempre foi sinônimo de fortalecimento; nesta quarta-feira (5/11), não foi diferente. O Instituto Galo e o Instituto Tipo 1, em luta por uma maior abrangência e conhecimento da população, expandiram os olhares ao fator condicional de saúde que atinge, na maioria das vezes, durante a infância. A diabetes é uma condição autoimune e que está presente na vida de diversas famílias.
Antes mesmo de Atlético e Bahia se enfrentarem na Arena MRV, uma faixa de conscientização foi exibida no gramado da Casa do Galo. Um vídeo, reproduzido no telão, trouxe a mensagem em forma de afeto e carinho, para que o recado impacte a Massa, que esteve presente e é sempre um braço direito em todas as ações realizadas. Um compromisso e o respaldo do projeto que impacta, por ano, mais de 200 mil vidas.
Os sintomas, por mais que são comuns e que acabam sendo camuflados, são parte de um quadro que pode ser notável: muita sede, necessidade de urinar a todo momento, perda de peso e cansaço excessivo. Isso acontece pela falta de insulina — hormônio que controle os níveis de glicose no corpo, fazendo com que os atingidos pela doença crônica precisem dela todos os dias. Milhares de crianças e jovens do Brasil convivem com a Diabetes Tipo 1, outras lutam para ter acesso ao tratamento que garante uma vida mais saudável.
Ser claro, falar sobre o tema e abrir a discussão para patamares ainda maiores pode salvar vidas. O Instituto Galo abriu as portas da Arena MRV para o projeto que caminha, lado a lado, das pessoas que precisam de auxílio para viverem com mais tranquilidade. Assim, alcançamos o maior número de pessoas.
Informação e cuidado fazem a diferença. É preciso que sejamos compreensivos e estendemos as mãos para diabéticos que precisam de tratamentos de qualidade e que detectem a patologia de forma prematura. Juntos, fazemos a diferença para um mundo cada vez mais acessível e salubre a todos.
Instituto Galo — O Maior Projeto Social do Futebol da América Latina.
Siga o Instituto Galo nas redes sociais: @institutogalo

